Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Primeira maratona! Botafogo começa a enfrentar viagens e desgastes

Alvinegro atravessa por período de jogos em sequência e pouco tempo para se treinar. Viagens atrapalham e falta de uma "casa" - enquanto espera a Ilha - reforça os problemas

Ricardo Gomes falou sobre a sequência complicada de partidas (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Escrito por

Com a temporada chegando em sua metade, o Botafogo começa a sofrer com a maratona de jogos. O calendário apertado por conta de partidas no meio de semana - seja pela Copa do Brasil ou por rodadas do Campeonato Brasileiro - e as viagens para exercer seu mando de campo tem contribuído para o desgaste do elenco e se tornaram um motivo de preocupação em General Severiano.

Dentro do espaço de 18 dias, o Alvinegro terá disputado seis partidas. Uma média de uma a cada três dias. E com o fechamento do Maracanã e do Nilton Santos, nenhum desses jogos terá sido na cidade do Rio de Janeiro. Dois em Los Larios - em Xerém - dois no Raulino de Oliveira - Volta Redonda - e um em Juiz de Fora. Enquanto aguarda pela Arena Botafogo, na Ilha do Governador - o Alvinegro vai mandando seus jogos fora da cidade do Rio de Janeiro. Para piorar, a equipe viaja para Recife na tarde deste sábado para enfrentar o Sport.

Até por isso, na vitória da última quinta-feira, pela segunda fase da Copa do Brasil, o técnico Ricardo Gomes resolveu poupar muitos dos jogadores considerados titulares. O time alternativo tem se tornado uma solução nas partidas da competição por enquanto:

– Foi um time muito mexido, estava pensando também na semana que nós temos (enfrenta Sport, Atlético-PR e Fluminense com viagens), então segurei quatro ou cinco jogadores, isso tem um peso. Esse time treinou uma vez, e nosso adversário entrosado, com bons jogadores. Foi difícil, mas conseguimos – analisou o técnico no pós-jogo.

A maratona de jogos do Botafogo já começa a ser sentida também pelos jogadores do elenco. Na coletiva de sexta, em General Severiano, Rodrigo Lindoso conversou com a imprensa e lembrou da viagem para Salvador, no jogo de ida contra a Juazeirense. Ele ressaltou o pouco tempo livre para treinar desde então e admitiu o possível desgaste do Alvinegro nesses últimos dias:

– Quando você tem a semana livre, é sempre bom aprimorar algumas coisas. Eu vinha de uma sequência difícil. Para Salvador, nós viajamos dois dias antes, chegamos sexta à noite... tivemos pouco tempo pra treinar, e depois viajamos para um jogo que era às 11h. A gente procura, no treino, fazer o que, no tempo curto, não dá. Sem dúvida, descansar é muito importante – admitiu o volante.

O tour alvinegro irá passar por Recife, Juiz de Fora e Volta Redonda nos próximos dias. Castigado pelas lesões de jogadores importantes - como Jefferson, Airton e Diogo Barbosa - o Botafogo enfrenta sua primeira maratona de jogos e viagens no ano de 2016. Mais um dos tantos obstáculos que o time precisa superar nos próximos dias.

A SEQUÊNCIA - Seis jogos em 18 dias:

Juazeirense - Juazeiro (BA)
Viagem para Juazeiro-BA, com escala em Petrolina. Jogo quinta-feira à noite.

São Paulo - Volta Redonda (RJ)
Três dias depois, viagem para Volta Redonda e partida pela manhã (11h) na estreia do Botafogo pelo Campeonato Brasileiro.

Juazeirense - Los Larios (RJ)
Elenco se desloca até Xerém, no município de Duque de Caxias, para jogar em Los Larios quinta-feira à noite, pela Copa do Brasil.

Sport - Ilha do Retiro (PE)
Elenco treina dois dias e viaja neste sábado à tarde para Recife. No domingo, enfrenta o Sport às 18h30, na Ilha do Retiro.

Atlético-PR - Juiz de Fora (MG)
Time vai para Juiz de Fora, onde enfrenta o Atlético-PR na quarta-feira. Dois dias entre os jogos com os rubro-negros para o Botafogo.

Fluminense - Raulino de Oliveira (RJ)
Depois, viagem para a Cidade do Aço, onde joga o clássico contra o Fluminense no domingo. Seis jogos no espaço de 18 dias para o elenco.