Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De Dodô até Renan: as histórias do Botafogo no Clássico Vovô no Nilton

Dez anos depois da inauguração do estádio, Botafogo e Fluminense voltam a se encontrar no Nilton Santos. LANCE! lembra histórico do confronto e enumera destaques alvinegros

Os três jogadores da foto já foram protagonistas de um Botafogo x Fluminense no estádio (Foto: Montagem)
Escrito por

No Clássico Vovô desta quinta-feira, o Estádio Nilton Santos completará dez anos de jogos disputados entre Botafogo e Fluminense. Desde a inauguração em 2007 - vitória do Botafogo, com dois gols de Dodô - até ao brilho de Renan nas penalidades na semifinal do Campeonato Carioca de 2015. Os rivais se encontraram 15 vezes no estádio. E o LANCE! decidiu lembrar dos momentos que o alvinegro pode se inspirar para receber mais um Clássico Vovô em casa.

No histórico do confronto no Nilton, foram quatro vitórias do Botafogo, oito empates e três triunfos (contando um título carioca, conquistado em 2012) do rival Fluminense. A primeira e mais marcante vitória do Glorioso aconteceu em 2007, na inauguração do estádio. Alex Dias chegou a abrir o placar para o time das Laranjeiras, mas Dodô marcou duas vezes e virou o jogo para o Alvinegro.

Posteriormente, houve uma série de quatro empates em Clássico Vovô dentro do Nilton Santos, que só viria a ser quebrada em 2011. Naquele ano, foram duas vitória seguidas do Glorioso. A primeira, pelo Carioca, com gols de Renato Cajá, Herrera e Loco Abreu. O uruguaio perdeu um pênalti de cavadinha - defendido por Cavalieri - mas converteu outro. O segundo triunfo ocorreu no Brasileirão, em que Lucas e Elkeson balançaram as redes do Fluminense.

O ano seguinte foi de supremacia tricolor no estádio, com o título carioca em cima do Botafogo. A vingança viria somente em 2015 - o Nilton Santos esteve parado em 2013 e 2014 - quando o Alvinegro venceu o rival por 2 a 1 nas semifinais do Campeonato Carioca. O grande destaque foi o goleiro Renan, que decidiu a vaga nos pênaltis, defendendo duas penalidades e convertendo a sua.

Agora, o primeiro encontro entre o Glorioso e o Tricolor na temporada volta a ser no estádio, que não recebe o clássico tem mais de dois anos. A expectativa dentro do clube é de mais um grande jogo e, quem sabe, uma vitória para se estabilizar na zona de classificação para as semifinais do Carioca deste ano.

- Sempre bom jogar no nosso estádio. Contra o Vasco, o mando era deles, mas a gente se sente em casa. Clássico aqui é sempre bom - disse Guilherme, que deve dar lugar a Pimpão entre os titulares, sobre clássico na casa alvinegra.

CLÁSSICO VOVÔ NO ESTÁDIO NILTON SANTOS:
​(2007) Botafogo 2 x 1 Fluminense - Brasileiro
​(2008) Botafogo 1 x 1 Fluminense - Brasileiro
​(2009) Botafogo 0 x 0 Fluminense - Brasileiro
​(2010) Botafogo 1 x 1 Fluminense - Carioca
(2010) Botafogo 0 x 0 Fluminense - Brasileiro
(2011) Botafogo 3 x 2 Fluminense - Carioca
​(2011) Botafogo 2 x 1 Fluminense - Brasileiro
(2012) Botafogo 1 x 1 Fluminense - Carioca
(2012) Botafogo 1 x 1 Fluminense - Carioca
​(2012) Botafogo 1 x 4 Fluminense - Carioca
(2012) Botafogo 0 x 1 Fluminense - Carioca
​(2012) Botafogo 1 x 1 Fluminense - Brasileiro
(2012) Botafogo 0 x 1 Fluminense - Brasileiro
​(2013) Botafogo 1 x 1 Fluminense - Carioca
(2015) Botafogo 2 x 1 Fluminense - Carioca