Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Defesa do Botafogo se destaca no Brasileirão e consolida referências na equipe de Luís Castro

Luís Oyama, Víctor Cuesta, Saravia, Chay e Daniel Borges se destacam em estatísticas defensivas; Botafogo é o primeiro em interceptações na Série A

Botafogo tem bons números nas interceptações, desarmes e viradas de jogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

A três pontos da liderança do Brasileirão, o Botafogo vem fazendo uma campanha estável em 2022. Apesar da derrota na última rodada, o Alvinegro vem evoluindo em campo e conta com bons números defensivos. Embora o saldo de gols não mostre grande vantagem, as estatísticas demonstram que a equipe de Luís Castro tem a proposta de um futebol que equilibra todas as fases da partida. Nesta dinâmica, Oyama, Víctor Cuesta, Daniel Borges, Chay e Saravia são referências do elenco, que ditam o ritmo do Glorioso na competição.

Nesta altura do campeonato, o Botafogo é o quarto clube do Brasileirão que mais faz desarmes, com 121 acertos e apenas 25 erros. Os números se traduzem em 82,88% de aproveitamento, que se devem muito ao desempenho de Saravia e Luís Oyama. Ambos se encontram no "top 20" de jogadores que mais desarmam na Série A. Os dados são do site "Footstats". 

+ LANCE! faz balanço dos reforços do Botafogo; time chega a dez jogos com a comissão de Luís Castro

O número de interceptações também impressiona. O Alvinegro é o primeiro no quesito entre os 20 clubes, e tem 85% de aproveitamento, com 51 movimentos corretos e apenas nove errados. Oyama, que também é a única constante no meio-campo do mister, é o segundo jogador que mais tem sucesso ao evitar as bolas adversárias. No ranking, Chay e Víctor Cuesta também se destacam, em 8° e 9° lugar, respectivamente. 

Nas viradas de jogo, Daniel Borges é a principal arma da equipe, em 9° lugar. A equipe é a sexta que mais reverte na competição, e coonta com 28 acertos e somente 5 erros, com 84.85% de sucesso. Desta forma, a bola chega poucas vezes para Gatito Fernández, que também é destaque nas defesas difíceis e ocupa a 6ª colocação no ranking do "SofaScore". 

Contudo, os nove gols sofridos pelo Botafogo nesta temporada, versus os 11 marcados, podem levantar dúvidas quanto à efetividade do sistema defensivo. Embora haja um desempenho favorável nos movimentos, os deslizes também acontecem, como se espera de qualquer equipe em maturação. Assim, o Alvinegro é o time que mais perde a posse de bola e sofre com contra-ataques por vezes.

Erison e Victor Sá são os jogadores que mais perdem a bola em campo. Por outro lado, o centroavante geralmente é o primeiro a encontrar a defesa adversária e procura buscar a posse desde o meio. O desempenho do meia pode ser entendido através da quantidade de vezes em que se arrisca, já que é o terceiro jogador que mais dribla na Série A, de acordo com o "SofaScore". 

Veja a classificação da Série A do Brasileirão

Ainda há um longo caminho até que o Botafogo conquiste a regularidade que deseja. Porém, Luís Castro conseguiu encaixar um sistema defensivo sólido que dá segurança para que os atacantes se arrisquem sem grandes prejuízos. Desta forma, números e desempenho conversam se observados os jogos em que o Botafogo saiu atrás no placar, mas garantiu pelo menos o empate. Passo a passo, a barreira alvinegra vai sendo construída.