Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Contra ex-clube, Valentim tem chance de melhorar aproveitamento em 2019

Treinador do Botafogo vai reencontrar o Avaí, pressionado por uma vitória que afaste o Alvinegro da zona de rebaixamento e para mudar o aproveitamento pessoal no Brasileirão 

Botafogo de  Valentim joga pressionado no Nilton Santos (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

O duelo entre Botafogo e Avaí nesta segunda-feira, às 20h, no Nilton Santos, vai marcar o reencontro do treinador Alberto Valentim com o ex-clube. O técnico deixou o comando do time catarinense em outubro para assumir o Alvinegro. O fato de conhecer de perto o elenco do agora rival pode ser uma vantagem para o técnico, que joga pressionado para vencer e iniciar a reação para fugir do rebaixamento. Valentim, no entanto, precisa superar um retrospecto pessoal ruim em 2019. Em 21 jogos, pelas duas equipes no Brasileirão, o treinador soma quatro triunfos, quatro empates e 13 derrotas, o que indica um aproveitamento modesto de 25,4%, com 16 pontos somados em 63 disputados.

A derrota para o Flamengo, na última quinta-feira, fez o Glorioso cair para a 17ª colocação, com 33 pontos. Contratado para substituir Eduardo Barroca e solucionar a queda de rendimento da equipe após a pausa para a Copa América, Alberto Valentim ainda não conseguiu justificar a contratação. Em seis jogos no comando do Glorioso, venceu apenas uma e foi derrotado nas outras cinco.

Em 2018, por outro lado, Valentim deixou o Botafogo para assumir o Pyramids, do Egito com números superiores. Em 12 jogos no Brasileirão teve 47,22% de aproveitamento. Em razão do bom desempenho do ano passado e da identificação com o clube, voltou a ser lembrado para a vaga de Barroca. Após a derrota para o Rubro-Negro, o técnico manteve o otimismo e elogiou a postura aguerrida do time.

– O Botafogo não vai cair, precisamos repetir jogos como fizemos hoje, com muita intensidade e entrega dos jogadores.

Confira aqui a classificação do Campeonato Brasileiro

Rival ainda sonha

Com 17 pontos, o Avaí só pode chegar a, mesmo se vencer os oito jogos que restam. No ano passado, o Vasco escapou com 43 e o Sport caiu com 42 pontos. ​Com a derrota para o Santos, na última quarta-feira, o Avaí ficou com 99% de chances de ser rebaixado, segundo o departamento de matemática da UFMG, que monitora o Campeonato Brasileiro. A equipe catarinense, no entanto, ainda sonha com a permanência, em razão da sequência de jogos, que incluiu quatro adversários na parte de baixo da tabela.

Além do Botafogo, o time comandado por Evando enfrentará o Cruzeiro, fora e Chapecoense e Fluminense, na Ressacada. Apesar do cenário nada animador o treinador mantém acesas as esperanças.

– Vamos continuar trabalhando e dignificando a camisa que vestimos – disse Evando. 

Desde a saída de Valentim, o clube catarinense perdeu todas as sete partidas que disputou na sequência. Contra o Alvinegro, o discurso dos jogadores é buscar a vitória, para evitar o rebaixamento antecipado. Uma derrota na segunda-feira, combinada com resultados de Ceará e Cruzeiro, pode decretar a queda do Leão. Em coletiva, durante a semana, o meia João Paulo elogiou o ex-comandante, mas prometeu empenho em busca do resultado no Nilton Santos. 

– A gente vai para o Rio de Janeiro e o mais importante é fazer uma grande partida lá. O Alberto é um cara profissional de caráter, uma pessoa boa. Mas nosso objetivo é ir lá e fazer um grande jogo e conseguir a vitória.