O Botafogo ainda tenta se recuperar e engrenar na reta final do Campeonato Brasileiro, mas já vê a necessidade de iniciar o planejamento de olho em 2026. E isso terá de começar com investimento na defesa, já que peças pelo lado direito podem perder o início do próximo ano.

➡️ Diretor da Eagle, Chris Mallon deixa o cargo; Textor definirá novo nome

➡️ Botafogo Social se aproxima da Eagle, e Textor já não é unanimidade

Pensando em elenco, urge a necessidade de, ao menos, um nome para a posição. Isso porque Kaio Pantaleão passará por cirurgia no joelho esquerdo após rupturas do ligamento cruzado anterior e menisco, com recuperação estimada em nove meses a partir da realização do procedimento. O defensor foi contratado junto ao Krasnodar para assumir a vaga de Jair, vendido ao Nottingham Forest.

Havia ainda a expectativa do retorno o angolano Bastos, destaque nos títulos do Brasileirão e da Libertadores, afastado desde o início do ano. O zagueiro sofre de uma lesão crônica, passou pela intervenção cirúrgica, mas segue em tratamento de fisioterapia sob acompanhamento do departamento médico e da fisiologia. De acordo com o site "ge", a previsão passou para o início de 2026.

Bastos, zagueiro do Botafogo, em jogo pelo Brasileirão 2024 (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Botafogo com poucas opções

Com isso, pela direita, restaria Gabriel Bahia no grupo principal. Contratado por empréstimo do Volta Redonda, ele, que assumiu a vaga nos últimos jogos após a lesão de Kaio, só tem vínculo até o fim do Campeonato Carioca.

Há ainda nomes que o clube trabalha para formação e que já treinaram com o grupo principal, como Justino e Marquinhos, oriundos do sub-20. Diferente dos últimos anos, no entanto, os primeiros jogos da temporada de 2026 já devem ser com atletas de maior minutagem e do elenco de cima, já que o Brasileirão terá início no dia 28 de janeiro.

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo

Siga o Lance! no Google News