Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Barroca explica mudanças no time, evita jogar a toalha, mas quer conversa sobre futuro do Botafogo

Após derrota para o Vasco por 3 a 0, treinador admite que pretende iniciar o planejamento da próxima temporada: 'A gente não pode perder muito mais tempo'

Barroca ainda mantém esperanças na permanência na Série A (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

O técnico Eduardo Barroca comentou a terceira derrota seguida do Botafogo, dessa vez por 3 a 0 para o Vasco, em São Januário. Em entrevista coletiva após o clássico, o treinador teve dificuldade de explicar mais um insucesso, garantiu que ainda acredita na permanência da equipe, mas confessou que já pretende iniciar o planejamento da próxima temporada com a diretoria.

+ ATUAÇÕES: Vacilos defensivos e ataque improdutivo marcam derrota do Botafogo no clássico

- A gente tinha conversado com a direção que esse jogo do Vasco seria um divisor de águas para que a gente pudesse pensar o planejamento de 2021 ou não. Com esse resultado, meu interesse amanhã é voltar a conversar com a direção. Eu acho que o Botafogo tem totais condições de reverter, eu acredito como treinador e vou trabalhar muito para que isso aconteça.

- Mas diante do ano que a gente teve e dos desequilíbrios muito claros, eu acho que o Botafogo não pode perder mais muito tempo e precisa imediatamente conversar sobre o futuro a curto, médio e longo prazo. Provavelmente amanhã eu devo ter essa conversa para ver o entendimento da direção sobre o que a gente conversou antes do jogo e tome algumas ações.

Barroca também comentou sobre as mudanças que realizou na equipe titular para encarar o Vasco. Atletas que não vinham iniciando partidas, Rhuan, Kelvin e Warley foram os escolhidos para formarem o trio ofensivo atrás de Pedro Raul, mas tiveram atuação apagada. Segundo o treinador, a escolha foi uma tentativa de explorar a agilidade dos jogadores.

- A ideia com a equipe que iniciou era ter um pouco mais de velocidade do que a gente vinha tendo. Explorar a velocidade de três jogadores vindo de trás do Pedro Raul. E também fomentar a competição interna. Tenho uma expectativa em cima das individualidades dos jogadores, estou buscando que os jogadores encontrem uma resposta dentro de campo. A única forma de conseguir isso é dar as oportunidades e fazer as cobranças. Fiz uma tentativa, não consegui ter o resultado de performance nem de resultado.

+ Situação do Bota cada vez mais difícil: confira a tabela do Brasileirão

Os gols do Vasco foram marcados por Talles Magno, Andrey e Yago Pikachu. A derrota deixou o Botafogo estacionado na 19ª posição, com 23 pontos - agora a nove do Fortaleza, o primeiro fora do Z-4. O Alvinegro volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Santos, fora de casa.

Confira outras respostas de Eduardo Barroca:

COMO ACREDITAR?

- Acreditar não é falar, é sentir. Eu, como treinador, sinto e confio que qualquer adversidade pode ser superada com muito trabalho, seriedade, dedicação e compromisso com a instituição. Então, não adianta eu chegar aqui, falar isso e não sentir. Eu sinto isso. Mas, evidente que desde a nossa chegada, e até antes disso, o Botafogo sofre um processo de desequilíbrio na sua construção inicial muito clara. A gente já tinha falado sobre isso anteriormente. E o momento que o clube está vivendo é um pouco do reflexo disso. Ou bastante do reflexo disso.

ESTREIA DE ROMILDO
- Isso elucida um dos desequilíbrios que a gente vive como tudo foi construído. Eu não estava aqui no início, então seria leviano da minha parte fazer qualquer crítica. Tenho que assumir minha responsabilidade no que é cabível, trabalhar, fazer escolhas, cobrar e trabalhar em parceria com a direção. Eu tenho percebido que o novo presidente está dando todo o apoio e tendo a melhor das intenções. Ele quer fazer um trabalho muito correto, quer fazer as coisas da maneira correta. Então, isso é um grande indicativo, um grande sinal de que a gente tem condições de ter um futuro bom.

PRÓXIMA TEMPORADA
- A gente só precisa começar a planejar isso (temporada 2021) o mais rápido que a gente puder. Essa é a nossa realidade. A temporada vai acabar no dia 24 de fevereiro. No dia 27 ou 28 já tem jogo pelo Campeonato Estadual. Então, se a gente quiser pensar no futuro a gente não pode deixar para tomar decisão no dia 24 e isso já está sendo conversado com a direção. O presidente tem feito as coisas de uma forma muito correta. Espero que a gente tenha a possibilidade de conversar amanhã (segunda) pessoalmente para tratar de todos esses assuntos: nosso momento, como tudo foi construído esse ano e como enxergamos daqui para frente.