Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo alternou número de volantes durante todo o Carioca

Escalação de três volantes pode ser usada no clássico diante do Vasco no domingo pela decisão do Campeonato Estadual

Bruno Silva é um dos volantes de Ricardo Gomes (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)
Escrito por

Principal dúvida do técnico Ricardo Gomes para a decisão do Campeonato Carioca, domingo, contra o Vasco, o esquema do Botafogo sofreu alterações ao longo da competição. O treinador ficou alternando formações com dois ou três volantes em busca do melhor cenário. Teve bom rendimento em alguns casos com as duas opções, porém, em boa parte do Estadual o que se viu foi o time penando para conseguir os bons resultados.

Ricardo Gomes iniciou a disputa apostando em apenas dois volantes. Com dificuldades, resolveu investir em três atletas com características mais defensivas no meio e ganhou em competitividade. Teve grandes momentos, como a vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense na primeira fase. Mas também não construiu a garantia de sucesso, pois esse esquema se mostrou pouco eficiente diante dos times considerados pequenos.

Para domingo o treinador pode contar com a volta de Aírton, que foma com Bruno Silva e Rodrigo Lindoso o trio de volantes considerado ideal por Ricardo Gomes. Fernandes também seria uma opção para atuar com três marcadores no meio. Resta saber se essa é mesmo a melhor opção em um momento que o time precisa vencer por dois gols de vantagem. Outra possibilidade é manter o time de domingo, com dois volantes apenas. Abaixo as opções do treinador ao longo de todos os jogos do Campeonato Carioca:

30/1/2016 - Bangu 0 x 2 Botafogo

O Botafogo jogou o tempo todo com dois volantes e construiu a vitória com facilidade no primeiro tempo. O lateral Luis Ricardo jogou improvisado como um dos meias. A atuação foi considerada satisfatória para uma estreia.

2/2/2016 - Botafogo 2 x 1 Portuguesa

O esquema com dois volantes foi mantido durante todo o jogo. Mas dessa vez o desempenho esteve longe de ser bom, com o Glorioso tendo encontrado muitas dificuldades para criar jogadas.

10/2/2016 - Botafogo 1 x 0 Macaé

Mais um jogo com dois volantes e desempenho sofrível por parte dos botafoguenses.

13/2/2016 - Resende 0 x 1 Botafogo

O Botafogo jogou o primeiro tempo com dois volantes e fez 1 a 0. Na segunda etapa atuou com três volantes, com Lucas Zen entrando na vaga de Lizio no intervalo. Nos dois tempos o time não rendeu tão bem e escapou de levar o empate. Jéfferson foi o destaque naquela ocasião.


21/2/2016 - Botafogo 2 x 1 Cabofriense

O esquema com três volantes é adotado pela primeira vez, com Aírton, Bruno Silva e Rodrigo Lindoso formando o trio. Ricardo Gomes questiona lembrando que Lindoso é meia de origem. O que se viu em campo foi um Botafogo com sérias dificuldades ofensivas. Tanto que o gol do triunfo saiu nos minutos finais.

24/2/2016 - Botafogo 2 x 0 Fluminense

O esquema com três volantes enfim parece engrenar, com a melhor atuação do time na temporada. Aírton e Bruno Silva, inclusive, se destacaram.

28/2/2016 - Vasco 1 x 1 Botafogo

Contra um Vasco mais eficiente do que o Fluminense, o Botafogo encontrou problemas mesmo repetindo o esquema com três volantes. Mesmo assim a atuação não foi considerada ruim.

6/3/2016 - Boavista 0 x 1 Botafogo

Time jogou com apenas dois volantes, mas a atuação não chega a valer como referência porque a formação foi praticamente a reserva.

13/3/2016 - Fluminense 1 x 1 Botafogo

Novamente o esquema com três volantes se mostra eficiente e o Botafogo domina o Fluminense, sofrendo o gol de empate nos acréscimos do segundo tempo.

20/3/2016 - Botafogo 1 x 0 Madureira

Eficiente nos clássicos, o esquema com três volantes não costuma ir bem contra equipes de menor investimento. Mais sofrimento e um triunfo pelo placar mínimo.

27/3/2016 - Vasco 1 x 0 Botafogo

Esquema com três volantes pela primeira vez vai mal em um clássico e o time perde para o Vasco

30/3/2016 - Botafogo 2 x 0 Volta Redonda

O Botafogo segue utilizando o esquema com três volantes e sofrendo diante dos considerados pequenos. Time marcou um gol no começo do primeiro tempo e outro aos 31 minutos do segundo tempo, quando a vitória foi confirmada.

2/4/2016 - Botafogo 2 x 2 Flamengo

Novamente a aposta com três volantes e o Botafogo teve um bom desempenho apesar do empate.

10/4/2016 - Botafogo 1 x 0 Bangu

Sem Bruno Silva e Aírton, o técnico Ricardo Gomes escala apenas dois volantes, mas o time se mostra incompetente justamente na criação de jogadas. A vitória vem no fim do segundo tempo.

17/4/2016 - Boavista 0 x 1 Botafogo

Mantendo o esquema com dois meias o Botafogo vence pelo placar mínimo. Porém, a motivação do time, já garantido nas semifinais, pode ter influenciado na atuação apática mais do que as escolhas do treinador.

24/4/2016 - Fluminense 0 x 1 Botafogo

Esquema com dois meias mantido e o Botafogo tem uma de suas melhores exibições, dominando o Fluminense e garantindo vaga na decisão.

1/5/2016 - Botafogo 0 x 1 Vasco

Mantido o esquema com dois meias o time não vai mal em campo, mas acaba superado pelo Vasco