Em mais uma marca significativa para a nova gestão do Grupo City, o Bahia está próximo de alcançar um feito histórico. Com 14 títulos nas categorias de base nesta temporada até aqui, o Tricolor está a um troféu de bater o recorde do seu ano mais vencedor, que foi estabelecido justamente em 2024.
✅Clique aqui para seguir o canal do Esquadrão no WhatsApp e ficar por dentro de tudo!
O Bahia já conquistou títulos nacionais e regionais nesta temporada, a exemplo da Copa SP-Nordeste Sub-15 e a Dani Cup Sub-10, além de regionais como a Copa Independência Sub-14 e Sub-12 e a Taça Aracaju de Futsal Sub-9. Tudo isso, claro, sem falar dos estaduais.
Mas ainda há margem para mais. Vale lembrar que os Pivetes de Aço ainda estão na ativa em várias frentes, a exemplo da Copa do Brasil Sub-20 e Campeonato Baiano Sub-17 e Sub-15.
Sob a gestão do Grupo City, o Bahia direciona um olhar especial para as categorias de base não só com o intuito do lucro pela venda de jogadores, mas também para o desenvolvimento de atletas dentro do clube para que possam, eventualmente, compor o time principal. Não à toa a diretoria contratou joias como Kauê Furquim (ex-Corinthians) e Luiz Gustavo (ex-Vasco) na última janela.
— O nosso principal objetivo na base do Bahia é desenvolver jogadores para a equipe principal. Pela nossa experiência, sabemos que ganhar jogos e levantar taças são vivências que colaboram bastante para formar atletas com mentalidade vencedora, algo presente na história e na cultura do clube. No entanto, não acreditamos que vencer seja a finalidade principal, mas sim um dos meios para formar vencedores no jogo e na vida. Considerando que o trabalho de base requer tempo para gerar frutos, estamos ainda no início de um processo metodológico estruturado e totalmente alinhado ao City Football Group, mas já percebemos uma evolução gradativa. Os títulos na base nos enchem de orgulho e têm seu papel na formação, mas o nosso maior título é ver um Pivete de Aço estrear na Fonte Nova e proporcionar alegria à nossa torcida — destacou o gerente técnico-metodológico do Bahia, Guilherme Torres.
➡️ Ex-Bahia e Vitória, Flávio vive o ‘sonho saudita’ e mantém laços com dupla Ba-Vi
Os títulos da base do Bahia em 2025
Sub-20
- Campeão Baiano Sub-20;
Sub-15
- Campeão da Copa SP-Nordeste (SP) Sub-15;
Sub-14
- Campeão da Copa Independência (SE) Sub-14;
Sub-13
- Campeão da Copa Carlos Amadeu Sub-13;
Sub-12
- Campeão da Copa Independência (SE) Sub-12;
Sub-11
- Campeão da Copa Talentos Sub-11;
- Campeão da Palestra Cup Sub-11;
- Campeão da Copa São Sebastiense de Futsal Sub-11;
Sub-10
- Campeão da Dani Cup (SP) Sub-10;
- Campeão da Palestra Cup Sub-10;
Sub-9
- Campeão da Palestra Cup Sub-9;
- Campeão da Copa Talentos Sub-9;
- Campeão da Taça Aracaju de Futsal (SE) Sub-9;
- Campeão do Torneio Catalizador de Futsal Sub-9.