Aqui é Galo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Galo comemora 20 anos do Mundial da equipe de futsal do clube

O timaço comandado por Manoel Tobias e Lenísio venceu o Dinamo Moscow, na Rússia, em três grandes duelos que marcaram o esporte

Manoel Tobias e cia fizeram época no clube, alcançando a maior glória do futsal em Minas Gerais- Reprodução
Escrito por

Se no futebol de campo o Atlético-MG vem deixando o seu torcedor desanimado, a lembrança de uma super equipe, pode alentar o alvinegro. Nesta terça-feira, 16 de outubro, o clube celebra o maior título do futsal mineiro e brasileiro. A equipe do Atlético Pax de Minas alcançou seu feito máximo há exatos 20 anos, quando conquistou o Campeonato Mundial, na Rússia.

A decisão contra o Dinamo Moscow teve três partidas, todas disputadas na Malaya Arena, no complexo esportivo de Luzhniki, em Moscou.

Na primeira, em 14 de outubro de 1998, a equipe da casa venceu por 6 a 5. O Galo goleou por 4 a 0 no segundo confronto, realizado no dia seguinte.

No dia 16 de outubro, o Atlético venceu o terceiro e decisivo jogo por 4 a 3, alcançando o título mundial de clubes.

Manoel Tobias foi o artilheiro do Atlético na disputa, com cinco gols.

- Para mim, é um prazer e um orgulho muito grande de poder ter vestido essa camisa, um manto sagrado, minha segunda pele. A final do Mundial foi um momento importante, ímpar e histórico em minha carreira. São 20 anos desse título maravilhoso, em Moscou, onde conseguimos sair vitoriosos. A preparação foi intensa, com o grande comandante Miltinho, um dos melhores técnicos do mundo, comissão técnica e companheiros fantásticos, recorda o craque da equipe, o ala Manoel Tobias.

O técnico Miltinho também se emocionou com o aniversário de 20 anos da conquista intercontinental.

- Gratidão é a primeira palavra que me veio à mente quando fui convidado para falar desse que foi o título mais importante do Atlético Pax de Minas. A torcida do Galo, sem dúvida nenhuma, é diferente, tem memória. Dizem que o brasileiro não tem memoria, mas o atleticano tem. Então, tudo isso faz com que eu sinta muitas saudades e lembre sempre com muito carinho desses momentos que ela me proporcionou, disse o treinador.

Também fizeram gols nas finais: Jorginho (4), Índio (2), Euler (1) e Piu (1).

O Atlético-MG também foi bicampeão da Liga Nacional de futsal, em 1997 e 1999. A decisão de 1999, no ginásio do Mineirinho, registrou o recorde mundial de público no futsal, com 25.657 pagantes, em partida contra o Rio de Janeiro, em 8 de agosto daquele ano.

Os campeões mundiais na Rússia:

Goleiros: Rogério, Digo, Renato
Fixos: Índio, Euler, Piu, Véio
Ala/Pivô: Kelson
Alas: Manoel Tobias, Rosinha, Saad
Pivôs: Jorginho, Lincoln
Técnico: Miltinho
Preparador físico: Rogério Mancini
Médico: Alexandre Cabral
Massagista: Chiquinho
Supervisor: Atílio Dias
Diretor: José Roberto Reis de Carvalho