Fabiana Beltrame (Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)

Fabiana Beltrame já disputou três olimpíadas na carreira (Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)

LANCE!
14/03/2016
16:48
Rio de Janeiro

A catarinense Fabiana Beltrame, que faz parte da equipe de Furnas no remo, está treinando forte no Grêmio Náutico União (GNU), em Porto Alegre, de olho na Regata Continental Latino-Americana que vai acontecer entre os dias 22 e 24 de março, em Curuama, no Chile. A regata será qualificatória para a Rio-2016. A Confederação Brasileira de Remo (CBR) já definiu a atleta do Vasco e o suíço naturalizado brasileiro Steve Heistand como representantes do Brasil nos Jogos.

Ao contrário de Londres-2012, quando competiu na categoria skiff duplo, nesta edição olímpica Fabiana decidiu apostar na categoria skiff simples, por falta de uma parceira competitiva o suficiente para formar uma boa parceria.

Na atual categoria, ela já conquistou duas medalhas de prata em Jogos Pan-Americanos (Guadalajara-2011 e Toronto-2015), além do ouro no Mundial da Eslovênia, em 2011. Em Londres-2012, a brasileira teve a companhia de Luana Bartholo no skiff duplo leve. Luana, no entanto, abandonou o esporte após os Jogos. Fabiana foi a primeira brasileira a garantir uma vaga olímpica, nos Jogos de Atenas-2004, repetindo a dose em Pequim-2008.

O Brasil vai participar da Regata Continental com outros dois atletas, ambos no skiff duplo. No masculino,  Xavier Vela, atualmente companheiro de Fabiana Beltrame no Vasco, medalhista de bronze em uma etapa da Copa do Mundo de 2013 pela Espanha (ele é filho de brasileiros), vai competir ao lado do companheiro William Giartton, do GNU, de Porto Alegre. Entre as mulheres, o Brasil será representado no Chile pela dupla formada por Vanessa Cozzi (Paulistano) e Fernanda Nunes (ex-Flamengo, atualmente sem clube).