Fabiana Beltrame

Fabiana foi ouro no skiff aberto e bronze no four skiff aberto no Sul-Americano (Foto: Instagram/Reprodução)

LANCE!
29/03/2016
15:09
Rio de Janeiro

Principal remadora do Brasil, primeira brasileira a garantir vaga no esporte em olimpíadas (Atenas-2004), Fabiana Beltrame, atleta da Equipe Furnas, desembarcou no Brasil depois de disputar o Campeonato Sul Americano no Chile com duas medalhas: ouro no skiff aberto e bronze no four skiff aberto.

Fabiana aguarda agora a decisão da Confederação Brasileira de Remo (CBR) sobre a decisão da vaga para a Olimpíada de 2016 para saber se irá disputar a quarta olimpíada da carreira, depois de ter ido aos Jogos de Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012. Ela foi a segunda colocada na Regata Continental Latino-Americana, categoria Single Skiff, que aconteceu na última quarta-feira, em Valparaíso, no Chile, junto com o Campeonato Sul-Americano. Com o resultado, Fabiana, atleta do Vasco, garantiu a vaga verde-amarela na Olimpíada mas, pelo regulamento olímpico, cada país só pode classificar apenas um barco no feminino e um no masculino.

Como a dupla do Double Skiff Peso-Leve formada por Vanessa Cozzi e Fernanda Ferreira ficou com o primeiro lugar na regata chilena e também garantiu a vaga, a decisão de quem vai competir na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, daqui a menos de cinco meses, ficará por conta comissão técnica da CBR.

Normalmente, a entidade utiliza o "índice de referência" para comparar tempos e barcos diferentes, como são os casos do Double Skiff Peso Leve e o Single Skiff. Nesse quesito, Vanessa e Fernanda levam grande vantagem sobre Fabiana. A confederação deve divulgar a decisão na semana que vem.