Vôlei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil bate a Itália em sets diretos na Liga das Nações feminina

Já classificada, a Seleção Brasileira bateu a atual vice-campeã mundial em 3 a 0

Brasil não deu chances para a Itália (FIVB Divulgação)
Escrito por

Já classificada para as finais da Liga das Nações - beneficiada pela vitória da Polônia por 3 sets 1 sobre o Japão, na abertura da rodada, nesta terça-feira -, a Seleção Brasileira venceu a Itália por 3 sets a 0 - parciais de 25/21, 25/20 e 25/23 -, em Ankara, na Turquia. A partida marcou a abertura da quinta e última semana da fase classificatória da competição.

O Brasil enfrenta a Bélgica nesta quarta-feira, às 10h (de Brasília), e termina a participação nesta etapa do torneio quinta-feira, contra as donas da casa, às 13h (de Brasília). A fase final será disputada na China, entre os dias 3 e 7 de julho. Quatro times já estão classificados: Itália, Turquia, Brasil e China.

O técnico José Roberto Guimarães começou o time com a formação usual, com Macris, Paula Borgo, Natália, Gabi, Bia, Mara e Leia (líbero). Também, como tem feito, poupou Natália no terceiro set e promoveu as entradas de Tainara e Natinha no lugar de Leia.

A Itália, também já classificada, entrou em quadra sem sua principal jogadora, a oposta Paola Egonu, poupada. Sua substituta, Sorokaite, um dos destaques da Azzurra, começou no banco de reservas. As europeias não jogaram bem - cederam 24 pontos em erros, quase um set inteiro, contra 13 do Brasil. Pareciam nitidamente sem motivação. Ainda assim, a vitória brasileira foi importante porque mostrou a postura firme das comandadas pelo técnico José Roberto Guimarães, mesmo num jogo que não valia mais nada no torneio, e também para manter o moral elevado rumo à fase final.

A ponteira Gabi foi a maior pontuadora do Brasil, com 13 acertos, seguida por Natália, 10. A ponteira Elena Pietrini foi o destaque da Itália, com 14 pontos.

O Brasil soma 31 pontos com 10 vitórias em 13 jogos e deve terminar a rodada na vice-liderança - se a Turquia confirmar o favoritismo e vencer a Bélgica em casa, a partir das 13h (com transmissão pelo SporTV 2).