Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Prêmio de consolação’: Vasco fecha a Liberta de olho na Sul-Americana

Mesmo sem chances de classificação às oitavas, equipe de Zé Ricardo vai com força máxima contra a La U, em Santiago, precisando de dois gols para 'salvar' segundo semestre

Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br
Escrito por

Último jogo da fase de grupos da Libertadores, fora de casa, dias antes da parada para Copa do Mundo. O clima era para ser de decisão contra a La U, às 21h30 (de Brasília), mas, para o Vasco, infelizmente não é bem o que a equipe queria. Sem chances de classificação às oitavas, a equipe ainda busca uma vitória no Chile para não fazer feio na competição e, no mínimo, alcançar uma vaga na Copa Sul-Americana no segundo semestre. Mesmo com a campanha ruim, a expectativa segue alta.

- O pensamento é o melhor possível. Temos que fazer no mínimo dois gols para conquistarmos a classificação para a Sul-Americana e disputarmos uma competição importante no segundo semestre. Fizemos uma viagem longa depois de um jogo difícil e desgastante contra o Flamengo, mas estamos confiantes. Nosso grupo é forte, independente de quem for jogar, o Vasco estará bem representado - afirma o meia Thiago Galhardo, que garante.

- Se não acreditássemos, nem viríamos para cá.

Para o capitão e goleiro Martin Silva, a frustração de ser eliminado precocemente abateu o elenco. Mesmo assim, ainda há esperanças de um 'prêmio de consolação'. 

- Os times se prepararam para ir as oitavas, mas não conseguiram. Seria um prêmio de consolação. Quem sabe o Vasco não se preparou institucionalmente ou com reforços para brigar pela Libertadores, mas a La U sim. Mas com o peso do Vasco, nosso objetivo era passar.

Em cinco jogos no grupo, o Vasco fez apenas um gol e não venceu uma partida - acumulou dois pontos com empates. Além disso, sofreu dez gols. Campanha muito abaixo da esperada e a lanterna do grupo é inevitável. Mesmo assim, ainda há chances da terceira colocação - basta vencer a La U por um gol de diferença, desde que não seja por 1 a 0. O LANCE! explica abaixo.

Empate ou derrota
Caso o Vasco não vença em Santiago, termina a campanha na última colocação do grupo, sem nenhuma vitória e apenas com más recordações da competição. A La U não vive bom momento, mas também briga por uma vaga na Sul-Americana.

Vitória por 1 a 0
Esse é a única vitória que não traria a classificação para o Cruz-Maltino. Isso porque, caso termine com esse resultado, Vasco e Universidad de Chile empatariam em todos os quesitos: saldo, gols marcados, vitórias e confronto direto. Assim, a La U se classificaria por ter melhor índice no ranking da Conmebol.

Vitória por um gol de diferença, acima de 1 a 0
Por incrível que pareça, vencer por 1 a 0 não serve, mas por 2 a 1 classifica o Vasco. O clube passaria pelo 4º critério de desempate - número de gols marcados fora de casa no confronto direto. Em São Januário, a La U venceu por 1 a 0. Vitória por mais de um gols de diferença, claro, também classifica o time de Zé Ricardo.