Eram grandes as ambições do ala-pivô brasileiro Anderson Varejão para a temporada 2014/2015 da NBA. O retorno aos playoffs com o badalado Cleveland Cavaliers após cinco anos de ausência, a sonhada convocação para o All-Star Game, o título inédito para a franquia. Mas ele esbarrou mais uma vez no próprio corpo.
No dia 23 de dezembro de 2014, o jogador sofreu a décima lesão em 11 anos na maior liga de basquete do mundo (veja mais abaixo), ao romper o tendão de Aquiles do pé esquerdo na vitória da equipe de Ohio sobre o Minnesota Timberwolves. A um ano e meio da Olimpíada do Rio-2016, ele está fora do restante do campeonato. E só pensa em voltar ao que era.
– Isso é algo que faz parte, infelizmente. Queria não ter as lesões, ter uma temporada saudável, mas aconteceu mais uma vez. Tenho que manter a cabeça boa. Não é a primeira vez, mas espero que seja a última. Agora é focar na recuperação – disse o atleta ao LANCE!Net.
Titular do Cavaliers, Varejão, de 32 anos, tinha médias de 9.8 pontos e 6.5 rebotes na atual edição, após 26 partidas. No ano passado, ele renovou seu contrato por mais três temporadas, pelo valor de US$ 30 milhões (cerca de R$ 75 milhões).
Lidar frequentemente com lesões virou um fardo. E ele admite que elas se tornaram seu maior inimigo. Algo que aplica um golpe fatal quando menos se espera. A última vez que o brasileiro chegou perto de 82 jogos, número que cada equipe realiza em uma temporada regular, foi em 2008/2009 (disputou 81 partidas).
De lá para cá, somadas seis edições da NBA, Varejão atuou 248 vezes. Apesar dos constantes problemas físicos, ele mantém o otimismo.
– Com certeza as lesões se tornaram meu maior inimigo. Um inimigo que aparece quando menos se espera. Acho que isso vale para qualquer atleta. Mas sei que vou voltar ainda melhor – afirmou o jogador, que ainda não tem prazo para retornar às quadras.
O recente drama do ala-pivô foi mais um fator a abalar as expectativas criadas em torno do Cleveland Cavaliers nesta temporada, marcada pelo retorno do ala LeBron James, outro que está fora das quadras (devido a uma torção no tornozelo esquerdo). A equipe, que nunca foi campeã da NBA, ocupa a sexta colocação da Conferência Leste, com 19 vitórias e 19 derrotas.
– Todos sabem o equilíbrio e o nível da Conferência Leste. Mas confio no talento e no potencial dos Cavs – completou o confiante Anderson.
Desde a saída de Varejão, o Cleveland venceu apenas duas partidas em 11 disputadas.
BATE-BOLA
Anderson Varejão
Jogador do Cleveland Cavaliers, ao LANCE!Net
‘Quando caí, já sabia que era grave’
LANCE!Net: Como está sendo o seu processo de recuperação?
Varejão: Eu me machuquei há pouco tempo, tem cerca de 20 dias, e ainda está tudo no início. Operei antes do fim do ano, alguns dias depois da lesão, e agora estou fazendo fisioterapia, mesmo que limitada por causa do gesso, o que deve aumentar de intensidade depois que eu tirar a bota.
LANCE!Net: O que pensou na hora?
Varejão: Senti muita dor, não conseguia pisar no chão. Quando caí no chão, já sabia que era uma lesão grave.
LANCE!Net: Como o time reagiu à lesão?
Varejão: Todos estão me passando muita força, muita energia positiva. E isso me conforta. É muito ruim ficar parado assistindo de fora aos jogos, queria estar dentro de quadra, junto com a equipe. Mas vai ser assim pelas próximas semanas. Preciso vencer etapa por etapa na recuperação, que é lenta, mas vou voltar ainda melhor.
LANCE!Net: Qual seu maior desejo na carreira nesse momento?
Varejão: Esta é uma temporada especial, por tudo o que se criou, a expectativa em torno do Cleveland, e eu estava muito feliz. Agora eu só penso em voltar, em me recuperar bem para retornar na próxima temporada jogando bem.
OS DRAMAS DE VAREJÃO
2004/2005
Em sua temporada de estreia, disputou 54 jogos. Ficou fora por uma tendinite na patela do joelho esquerdo e uma contusão no tornozelo esquerdo.
......................
2005/2006
Perdeu os primeiros 32 jogos do ano com um deslocamento no ombro direito, jogou 48 vezes.
......................
2007/2008
Sofreu uma torção no tornozelo esquerdo e uma lesão no quadríceps da coxa direita. Jogou 48 jogos na temporada regular, além de 13 nos playoffs.
......................
2010/2011
Foram 31 jogos. Varejão mais uma vez teve de se ausentar do ano, por uma ruptura do tendão do tornozelo direito.
......................
2011/2012
Varejão quebrou o punho direito e perdeu o restante da temporada. Totalizou 25 jogos.
......................
2012/2013
Sofreu uma lesão patelar no joelho direito e foi submetido à cirurgia. Durante a recuperação, foi diagnosticado com embolia pulmonar (presença de coágulo no pulmão). Jogou 25 partidas.
......................
2014/2015
Com uma ruptura no tendão de Aquiles, não joga mais esse ano.