Foi, com certeza, uma das maiores vitórias do Cruzeiro sobre o Atlético-MG nos últimos anos. Nem mesmo os dois placares 5 a 0 em 2008 e 2009 deram maior alívio ao torcedor celeste que os 6 a 1 de 2011. Há exatamente um ano, o Cruzeiro comemorava a goleada em Sete Lagoas pela última rodada do Brasileirão daquele ano. Mais que isso, o time celeste evitou, também, uma derrota que valeria a queda inédita para a segunda divisão do campeonato nacional. Nem mesmo o mais otimista torcedor azul poderia imaginar o massacre cruzeirense naquele 4 de dezembro de 2011.
Cruzeiro e Atlético-MG entraram em campo em situações diferentes apesar da proximidade na tabela de classificação. O Galo já havia eliminado todas as chances de ser rebaixado. Já o time da Toca teria que vencer o rival no clássico. A favor, uma torcida inteira em azul e branco na Arena do Jacaré. Diferente de 2012, o Cruzeiro era o time a buscar a vitória de qualquer maneira. Os três pontos vieram, a goleada saiu e o torcedor lavou a alma após praticamente um ano de sofrimento no Campeonato Brasileiro.
Cruzeiro goleia o Galo e escapa da degola
Dos seis gols da Raposa, quatro foram de jogadores que ainda estão no elenco atual: Leandro Guerreiro, Anselmo Ramon, Wellington Paulista e Everton. Os outros dois saíram dos pés de Roger e Fabrício. O gol de honra do Atlético-MG foi de Réver. No Cruzeiro, Wellington Paulista foi expulso e, no time alvinegro, Werley sai de campo mais cedo. Relembre a ficha técnica da partida:
CRUZEIRO 6 X 1 ATLÉTICO-MG
38ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2011 - 04/12/2012, ÀS 17H (BRASÍLIA)
ARENA DO JACARÉ, SETE LAGOAS (MG)
Cruzeiro: Rafael; Léo, Naldo, Victorino e Diego Renan; Fabrício, Charles (Farías), Leandro Guerreiro e Roger (Ortigoza); Wellington Paulista e Anselmo Ramon (Everton). Técnico: Vágner Mancini.
Atlético-MG: Renan Ribeiro; Carlos Cesar, Réver, Leonardo Silva (Werley) e Richarlyson; Pierre, Serginho (Magno Alves), Fillipe Soutto e Daniel Carvalho; Bernard e André. Técnico: Cuca.
Gols: Roger (CRU) 9'/1ºT, Leandro Guerreiro (CRU) 28'/1ºT, Anselmo Ramon (CRU) 33'/1ºT e Fabrício (CRU) 45'/1ºT. Wellington Paulista (CRU) 11'/2ºT, Réver (ATL) 15'/2ºT e Everton (CRU) 44'/2ºT.
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Carlos Berkenbrock e Júlio César Rodrigues Santos
Público: 18.500 pagantes
Renda: R$ 258.564,00