O Comitê Organizador Local (COL) e a Fifa anunciaram, nesta sexta-feira, que o Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo de 2014 será no Rio de Janeiro. O local escolhido foi o Riocentro, na Zona Oeste da cidade, sede do IBC nos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Brasília e São Paulo também concorriam para alojar a imprensa internacional.
No Centro Internacional de Transmissão são geradas as imagens da Copa do Mundo que serão distribuídas para todo o planeta. O IBC da Copa da África do Sul reuniu, por exemplo, cerca de 13 mil profissionais.
A prefeitura do Rio de Janeiro apresentou sua proposta oficial para receber o IBC no dia 31 de janeiro. A cidade foi a única a oferecer duas opções: o Centro de Convenções Sul América (no Centro) e o Riocentro (na Barra da Tijuca). O dossiê de candidatura tinha 80 páginas com todos os detalhes técnicos sobre as instalações.
O documento citava as transformações estruturais e sociais da cidade na preparação para receber importantes eventos internacionais – além da Copa do Mundo de 2014, o calendário inclui os Jogos Mundiais Militares, este ano; o Encontro Mundial da ONU para o Clima (Rio + 20), em 2012; e os Jogos Olímpicos de 2016.
- Esta importante vitória para a cidade é o reconhecimento de todo o trabalho que está sendo feito no Rio desde que o Brasil foi escolhido como sede da Copa de 2014. Não tenho dúvidas de que a nossa cidade vai acolher muito bem todos esses milhares de profissionais que vão transmitir ao mundo todo a melhor Copa de todos os tempos. E o Rio terá, claro, um papel de protagonista no mundial - comemorou o prefeito Eduardo Paes.
Rio de Janeiro comemora vitória pela escolha do IBC
Dia 27/10/2015 22:02