Em busca de recuperação no Campeonato Brasileiro, o Santos conta com o apoio de sua torcida e já começa a colher os frutos. Em julho, o Peixe angariou 1.369 novos sócios-torcedores, de acordo com números do Movimento por um Futebol Melhor, idealizado pela Brahma. O Alvinegro é o sétimo colocado no Torcedômetro e está próximo de alcançar a marca de 60 mil afiliados.
No ano, o Santos teve 2.064 adesões. Em julho, o Peixe só fica atrás de Flamengo (4.630), Atlético-MG (2.482) e Palmeiras (1.427) entre os clubes com mais novos sócios-torcedores no período. Ao todo, o Alvinegro tem 59.058 associados.
O crescimento do Peixe aumenta a distância para o oitavo colocado, o São Paulo. A diferença entre eles é de 3.946 afiliados. O líder do ranking é o Internacional, com 146.820 aderentes, seguido por Palmeiras (129.550) e Corinthians (105.937).
O programa de sócio-torcedor é uma das principais fontes de receita dos clubes. Segundo estudos, agremiações como Internacional e Cruzeiro têm, em seus projetos/bilheteria, captação financeira superior ao patrocinador-master e à cota de transmissão de Tv.
Os sócios do Santos também aproveitam os descontos oferecidos pelo Movimento por um Futebol Melhor, como em produtos de Ambev, Unilever, Pepsico, Centauro.com.br, Easy Taxi, SKY, TIM, BIC, Editora Abril, Shell e Multiplus. Muitos afiliados revertem o valor investido na mensalidade em forma de descontos, o que pode superar o preço destinado ao plano. Por exemplo, na aquisição de Brahma 350ml, 355ml, 473ml, 550ml, 600ml e 1l, com R$ 0,20 de desconto.
Em dois anos e meio, o Movimento por um Futebol Melhor ultrapassou a marca de 1 milhão de sócios-torcedores. Os clubes receberam mais de R$ 300 milhões em receita, enquanto os associados tiveram mais de R$ 60 milhões em descontos.