Jogando no Canindé, neste sábado, a Portuguesa abriu o marcador na primeira etapa mas viu o que era para ser uma vitória tranquila se transformar no primeiro tropeço da era Sérgio Guedes com os gols de Roni Dias e Cafu, no fim do segundo tempo: 2 a 1 para o América-RN.
Durante o primeiro tempo, a Lusa sufocou a saída de bola do América-RN. Isso fez com que surgissem oportunidades em contra-ataques à partir de bolas roubadas no campo ofensivo.
A superioridade da Portuguesa não tardou para ser confirmada. Aos 15 minutos, após cruzamento de Paulo Sérgio na área, o atacante Zé Carlos foi derrubado, de forma infantil, pelo zagueiro do América-RN. A bola já estava nas mãos do goleiro do time potiguar.
Na cobrança, Zé Carlos deslocou o arqueiro Tutti e colocou o time do Canindé em vantagem.
A Portuguesa ainda criou outras oportunidades na primeira etapa e só foi assustada em um bom lance de Vélber, ex-São Paulo, quando ele atirou de fora da área e a bola passou raspando o gol de Wéverton.
Na segunda etapa quem tomou a iniciativa do jogo foram os jogadores do time do nordeste. O técnico Dado Cavalcanti promoveu duas alterações e uma delas mudaria o rumo da partida: a entrada de Roni.
Aos 31 minutos, Roni acertou bonito chute da intermediária, empatou a partida e estragou os planos de Sérgio Guedes. Seis minutos depois fez boa jogada pela direita e cruzou para Cafu que, sem marcação, cabeceou para o fundo da rede de Wéverton.
Ainda houve tempo para o goleiro Tutti fazer grande defesa em falta cobrada por Marco Antônio, aos 49 minutos do segundo tempo.
Esta é a primeira derrota da Lusa sob comando de Sérgio Guedes, desperdiçando a chance de encostar e diminuir para três o número de pontos de vantagem do G4. Já o América-RN respira e consegue novo ânimo para tentar escapar do rebaixamento para a Série C.
Na próxima rodada, a Lusa enfrenta o ASA, em Arapiraca, enquanto o time potiguar recebe o Ipatinga no Machadão, tentando consolidar esta reação.
FICHA TÉCNICA:
PORTUGUESA 1 X 2 AMÉRICA-RN
Estádio: Canindé, São Paulo (SP)
Data/hora: 22/10/2010 - 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Auxiliares: Belmiro da Silva (BA) e Joel Coelho de Albuquerque (RJ)
Renda/público: Não disponíveis.
Cartões amarelos: Luís Ricardo e Rai (POR); Robson e Marcelo Brás (AME)
GOLS: Zé Carlos, 15'/1ºT (1-0); Roni, 31'/2ºT (1-1); Cafu, 37'/2ºT (1-2)
PORTUGUESA: Wéverton, Paulo Sérgio, Domingos, Preto Costa e Guigov; Rai, Ademir Sopa e Marco Antõnio; Malaquias (Fabinho, 11'/1ºT), Zé Carlos (Athirson, 23'/1ºT) e Luís Ricardo. Técnico: Sérgio Guedes.
AMÉRICA-RN: Tutti, Edson Rocha, Robson (Aírton, 19'/2ºT), Cléber e Berg; Cafu, Éverton, Elielton e Vélber (Roni, 19'/2ºT); Vavá e Marcelo Brás. Técnico: Dado Cavalcanti.