A parceria entre a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e o Hypo Niederösterreich, da Áustria, caminha para ser encerrada ao término da temporada europeia, em maio. A decisão sobre o futuro da cooperação será tomada até o fim da próxima semana. O clube é casa de seis jogadoras que conquistaram o título mundial pela Seleção Brasileira em dezembro do ano passado. São elas Alexandra Nascimento, Ana Paula, Bárbara, Dara, Deonise e Fernanda. A equipe é comandada pelo dinamarquês Morten Soubak, também treinador da Seleção Brasileira.
– Antes mesmo do Mundial da Sérvia fizemos exigências ao Hypo que ainda não foram cumpridas. Eles não nos deram nenhum sinal que atenderão as reinvindicações. Por isso, não acredito em uma renovação. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) já está ciente disso – disse Manoel Luiz Oliveira, presidente da CBHb, ao L!.
A confederação quer que o Hypo reforce seu elenco para poder brigar por títulos em âmbito continental, o que não deverá acontecer.
Desta forma, dois caminhos são estudados pela CBHb: a formatação de uma parceria com outro clube europeu ou até mesmo a extinção deste modelo, que foi adotado no início da temporada 2011/2012.
No momento, há conversas em andamento com as diretorias do Bera Bera, da Espanha, e o Krim Ljubljana, da Eslovênia. Um clube dinamarquês, ainda indefinido, também poderia ser destino das atletas.
Porém, dependendo das movimentações do mercado, cada uma das jogadoras do Hypo poderia tomar um destino diferente. Valorizadas após o Mundial, elas têm recebido diversas propostas.
– Se acontecer de cada uma ir para um lugar, teremos de estudar se valerá seguir com uma parceria. No momento, não temos a intenção de mandar mais atletas para a Europa – afirmou Manoel Oliveira.
O que já é certo é que Morten Soubak voltará ao Brasil em maio para trabalhar em outros projetos relacionados à Seleção Brasileira.
Parceria
O início
O convênio de cooperação entre a CBHb e o Hypo foi assinado em 11 de julho de 2011. Oito jogadoras partiram para a Áustria.
Conquistas
Em duas temporadas com as atletas brasileiras, a equipe conquistou dois títulos do Campeonato Austríaco e dois da Copa da Áustria.
No clube
Hoje, defendem a equipe Alexandra Nascimento, Ana Paula, Bárbara, Dara, Deonise e Fernanda, além de Francielle e Carol Minto.
Morten discutirá permanência
Valorizado após a conquista do título mundial, o técnico Morten Soubak se reunirá em breve com o presidente da Confederação Brasileira, Manoel Luiz Oliveira, para tratar de sua continuidade no comando da Seleção feminina. Segundo o dirigente, o contrato é válido até 2016, mas com revisão de algumas cláusulas anualmente, sendo possível rescisão de ambas as partes.
– Este vínculo anual termina em agosto, mas tenho de resolver isso bem antes. Tenho interesse de continuar, mas também recebi algumas propostas – disse Morten ao L!.
Manoel Oliveira disse ao LANCE! que fará de tudo para seguir com o treinador e prevê uma valorização salarial, como é praxe desde que ele foi contratado, em 2009.