Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Neymar quase não parou em 2013. Fisiologista faz alerta para a Copa

Escrito por

O atacante Neymar pode terminar 2013 com 61 jogos oficiais nas costas (23 pelo Santos, 24 pelo Barcelona e 14 pela Seleção Brasileira). O número preocupa o técnico da equipe catalã, Gerardo Martino, que apesar da maratona, não poupará o camisa 11 neste sábado, contra o Villarreal, às 17h (horário de Brasília), no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol.

Enquanto o mundo ficava boquiaberto com os três gols do brasileiro na goleada do Barça sobre o Celtic por 6 a 1 – na última quarta-feira, pela Liga dos Campeões –, o treinador argentino lembrava que Neymar precisa de uma parada porque seguiu a todo vapor no momento em que os jogadores do Velho Continente desfrutavam de férias.

O ano da joia foi mesmo atípico: viagens, troca de clube, assinatura de contrato, torneio internacional pela Seleção Brasileira e adaptação ao futebol europeu. Uma verdadeira e incansável odisseia, fruto de uma temporada prolongada.

– O período mínimo de repouso para qualquer jogador é de 15 dias, chegando a 30, com o objetivo de atingir a curva de descanso. De-
pois, iniciaria um trabalho de resistência – explicou o preparador físico da Seleção Brasileira, Paulo Paixão, ao LANCE!

COM A PALAVRA - Turibio Leite - Fisiologista do esporte que trabalhou no São Paulo durante 25 anos

São dois aspectos. O tempo para recuperação entre um jogo é outro é de 72 horas, período de segurança para evitar uma lesão. Por outro lado, o fato dele não ter tido uma pré-temporada como os demais jogadores no continente europeu é um agravante. Com toda certeza, a situação de Neymar preocupa mais do que a dos demais atletas. Pesa a favor do brasileiro o fato de ser jovem, não ter histórico de le-
sões relevantes, vigor físico e facilidade para se recuperar.

Na verdade, Neymar deveria ter 30 dias de descanso. Trata-se de uma necessidade básica para ser atendida de alguma maneira. É claro que será muito difícil encaixar este período no futebol europeu.

Neymar está prejudicado neste ano. Não teve férias e nem pré-temporada. Em 2014, ele chegará à Copa do Mundo com um excesso de jogos. A situação preocupa. O Barcelona e a Seleção Brasileira precisam trabalhar o jogador com muito cuidado. O ideal era Neymar parar por um mês, em julho. Mas o calendário não permitiu.

Temporada

Primeiro semestre

Neymar teve pela frente Campeonato Paulista, Copa do Brasil e apenas um jogo no Campeonato Brasileiro. Pela Seleção, foi chamado para amistosos em fevereiro, março, abril e junho, além de disputar todos os jogos da Copa das Confederações.

Segundo semestre

O craque brasileiro chegou ao Barcelona no final de julho e a partir daí disputou partidas de pré-temporada na Ásia, Supercopa da Espanha, Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões da Europa.