Nesta quinta-feira, Rafael Nadal, segundo melhor tenista do mundo, caiu diante do espanhol Fernado Verdasco (número 19 da ATP), perdendo por 2 sets a 1, com parcias de 6-3, 3-6 e 7-5 pelas oitavas de final do Masters de Madri. O jogo durou quase 3 horas.
Nadal, um dos melhores do mundo no saibro, não se deu bem na quadra azul de Madri. Verdasco foi ao primeiro set disposto a fazer com que Rafael não quebrasse seu saque, e conseguiu. Com este jogo de paciência, ele fechou a primeira etapa em 6-3.
O número dois do mundo começou o segundo set de forma agressiva. Verdasco não segurou a força de Nadal, que terminou a segunda etapa também em 6-3.
A última etapa da partida foi marcada pelos erros dos tenistas. Verdasco não conseguiu manter a regularidade do primeiro set e Nadal vacilou em bolas fáceis, inclusive no ponto decisivo, o que deu a chance de Fernado liquidar o jogo em 7-5.
Verdasco agora enfrentará o tcheco Tomas Berdych, número 7 do mundo, que eliminou o francês Gael Monfils com um duplo 6-1.
Esta é a primeira em oito anos que Rafael Nadal não chega as quartas de final em Madri. Foi também a primeira vitória de Verdasco sobre Nadal, em 14 jogos disputados.