O Brasil não conta com o lesionado Cesar Cielo nos 50m livre no Mundial de Esportes Aquáticos, em Kazan (prova na qual é campeão olímpico e recordista mundial). Porém, o país vem sendo bem representado por Bruno Fratus, que pulou na piscina nesta sexta-feira e nadou a semifinal para 21s60, garantindo terceiro lugar geral e a presença entre os finalistas, com grande chance de medalha.
Bruno - quarto colocado da prova na Olimpíada de Londres - conseguiu um excelente tempo nas eliminatórias, com 22s01, e melhorou ainda mais a marca na semifinal. Ele entrou na piscina na segunda série, a mesma do dono do melhor tempo das eliminatórias, o francês Florent Manaudou. Os dois largaram bem e abriram frente, disputando a ponta até o finzinho. Manadou ficou em primeiro com 21s41.
No fim da prova, Frattus comentou a diferença de tempo entre o que ele conseguiu nas eliminatórias e nas semifinal, dizendo que pequenos detalhes foram relevantes.
- Às vezes, uma braçada, uma pernada faz a diferença no tempo e no esforço. Minha expectativa era estar na final e consegui. Agoras vamos ver. Numa prova como essa, qualquer um que esteja entre as raias 1 e 8 pode levar uma medalha e estou na briga - disse Fratus à SporTV
A primeira série da semifinal, embora tenha sido bem mais fraca do que a segunda, teve o dono do melhor tempo: o americano Nathan Adrian fez 21s37, a melhor marca do ano e recorde de seu país.
Cesar Cielo, atual tricampeão mundial da prova, não participa por causa de lesão. Seu recorde mundial, que perdura desde 2009, é de 20s91.
Empate tríplice na final dos 200m peito
Um feito curioso ocorreu na final dos 200m peito feminino A prova vencida pela japonesa Kanako Watanabe (2m21s16) e a americana Micah Lawrence (2m22s44) com a prata, contou com três nadadoras marcando exatamente o mesmo tempo em terceiro lugar: 2m22s76. E todas ficaram com a medalha de bronze. Foram elas a espanhola Jessica Val, a dinamarquesa Rikke Pedersen e a chinesa Shi Jiglin.