A capital do Paraguai amanheceu mais vermelha e azul do que nunca nesta quarta-feira, dia da partida decisiva da semifinal entre Cerro Porteño (PAR) e Santos, pela Copa Santander Libertadores. Assunção já vive clima de festa desde o começo do ano, já que 2011 comemora-se o bicentenário da independência paraguaia. Com o jogo do Cerro, que também é histórico, já que a equipe pode chegar pela primeira vez à decisão da Libertadores, a festa ficou ainda maior.
Em todas as esquinas da cidade há a marca que representa a data festiva, que foi comemorada no último dia 15 de maio (data em que o país tornou-se independente da Espanha, em 1811). As emissoras de TV locais expõe o logo da comemoração durante toda a programação, o que explica o momento festivo que vivem os paraguaios. A reportagem do LANCENET! está há três dias no país e observou outras manifestações de festa, como desfiles militares, sempre saudados pela população.
Confira a galeria de fotos do "climão" antes da partida desta quarta-feira, no Paraguai
Mas nesta quarta-feira, as cores vermelha e azul foram reforçadas, pois elas também pertencem ao Cerro Porteño. Nas ruas de Assunção, são muitas as pessoas que vestem a camisa do time e a expectativa é sim por uma vaga na final.
Camisas do Cerro à venda em Assunção, no Paraguai (Foto: Israel Stroh)
Em um programa matutino da TV paraguaia, o jogo foi anunciado como a chance de fazer história. O retrospecto cerrista na Libertadores foi tratado como heroico e, apesar das dificuldades, o otimismo está em alta entre os paraguaios.