Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mesmo com país em crise, a bola rolará na Ucrânia neste fim de semana

Armador Larry Taylor (Foto: Caio Casagrande)
Escrito por

Existe a máxima de que “o show deve continuar.” E ela será colocada a prova mais uma vez neste fim de semana quando, pois depois de duas semanas adiado, o Campeonato Ucraniano voltará a ser disputado em meio à crise institucional que vive a Ucrânia.

Uma turbulência que teve o seu ápice com os fortes protestos na Praça da Independência, em Kiev. No local pelo menos 25 pessoas morreram. Algo que culminou com a queda de Viktor Yanukovych, o ex-presidente pró-Rússia.

– Sempre houve uma insatisfação, mas de forma velada. Em Karkhiv a coisa não foi tão forte, mas mesmo assim foi assustador – contou ao LANCE!Net o zagueiro Rodrigo Moledo, do Metalist.

Enquanto a bola estiver rolando, os habitantes da Península da Crimeia, região que foi invadida pelo exército russo, estarão votando se preferem se manter sob bandeira ucraniana ou russa.

– Não acho o melhor momento para o campeonato voltar. Inclusive existe um time dessa região, que terá de mandar o seu jogo em Kiev por causa do plebiscito – disse Moledo, em menção ao Tavriya Simferopol.

A situação na Península da Crimeia

População russa
Assim como em todo o Leste da Ucrânia, a população da Crimeia é pró-Rússia. Falam, inclusive, o idioma russo.

Invasão
Após a queda do ex-presidente Viktor Yanukovych, que era Pró-Rússia, forças do país vizinho invadiram a península ucraniana.

Independência
O Parlamento da Crimeia, que já possuía um grau de autonomia, proclamou a independência da região nesta semana.

Plebiscito
No próximo domingo, a população da Crimeia irá decidir, através do voto, se permanecerá como parte da Ucrânia ou passará a ser parte da Rússia.