O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) apresentou a segunda turma da Academia Brasileira de Treinadores (ABT), projeto do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), que é o departamento de educação do COB, nesta terça-feira. Após o evento, o superintende do IOC, o general Augusto Heleno, fez uma análise de como está o andamento da primeira turma.
- Nós temos tido um retorno muito bom da primeira turma, porque nós conseguimos, com recursos do Comitê Olímpico, financiar passagem e hospedangem. Com isso, tivemos um nível de desistência muito pequeno. Os professores foram surpreendentemente bons, saímos do academicismo, já que era um dos objetivos não fazer nada muito acadêmico. Interessava que eles tivessem conhecimentos que pudessem aplicar na prática - disse Heleno, ao LANCE!Net.
A Academia Brasileira de Treinadores é um projeto do IOB para dar uma maior qualificação aos técnicos do país em diversas modalidades. O trabalho é feito em um curso com duração de dois anos. A cada ano, o IOB vai anunciar três ou quatro modalidades que vão participar do projeto.
A primeira turma teve as modalidades natação, atletismo e ginástica, enquanto a segunda, anunciada nesta terça, terá judô, taekwondo e lutas olímpicas. Segundo Heleno, a primeira turma, que já está reunida há pouco mais de um ano, entrará em uma fase mais prática agora:
- Estamos agora iniciando o estágio com treinadores internacionais da melhor qualidade. A receptividade dos alunos tem sido muito boa.