Dia 01/03/2016
04:00
Compartilhar

Nove atletas da Luta Olímpica brasileira iniciam nesta semana a reta final de preparação para os Jogos Pan-americanos de Toronto 2015. A preparação será feita fora do país em cada um dos três estilos presentes nos Jogos Olímpicos: livre feminino, livre masculino e greco-romano. As atletas do estilo livre feminino viajam já nesta terça-feira, às 20h para Ontário, no Canadá, onde realizam a primeira fase do treinamento do exterior. Depois seguem para o Japão, onde treinam com a melhor equipe do mundo, a partir do dia 20 e retornam direto para Toronto. Além das cinco atletas classificadas, três sparrings completam a delegação.

- Esse período de intercâmbio no Canadá e no Japão vai ser muito importante, principalmente pelo volume de luta que teremos. Toronto será nossa principal competição no ano antes do Campeonato Mundial em Las Vegas e, mesmo não valendo vaga nos Jogos Olímpicos terá as principais atletas de grandes potências da Luta Olímpica. Uma derrota e o sonho da medalha de ouro acaba. Temos que tomar cuidado com todas -, explica Joice Silva, bronze na edição disputada em Guadalajara 2015.

Em 13º lugar no ranking mundial, Davi Albino viaja com o técnico cubano Juan Marén, três vezes medalhista olímpico, para Havana, Cuba, onde treinará com a equipe local. Davi será o único representante do país no estilo greco-romano e luta na categoria até 98kg. Já os três classificados do estilo livre masculino, Pedro Rocha até 74kg, Juan Bittencourt até 97kg e Hugo Cunha até 125kg viajam para o Azerbaijão acompanhados do treinador Daniel Pirata. Os homens deixam o país no próximo dia 20 e retornam no dia 5 de julho antes de embarcar para Toronto, no dia 09 do mesmo mês.

- Os países da antiga União Soviética são todos muito bons no wrestling e para nós será muito importante treinar e lutar com eles. Sem dúvida nenhuma, a equipe vai chegar melhor preparados É a primeira vez que vou disputar os Jogos Pan-americanos e quero trazer uma medalha para o Brasil -, afirmou Pedro Rocha, campeão nacional e apenas 22 anos.

Em Toronto, a Luta Olímpica brasileira buscará sua primeira medalha de ouro em edições dos Jogos Pan-americanos. As lutas acontecem do dia 15 a 20 de julho.

Siga o Lance! no Google News