Bronze em Pequim-2008, a primeira medalha do judô feminino brasileiro em Jogos Olímpicos, Ketleyn Quadros, da categoria leve (até 57kg), teve adiado o sonho de conquistar sua primeira medalha em Mundiais. Nesta quarta-feira, ela foi eliminada do Mundial do Rio de Janeiro nas oitavas de final. Sua algoz no ginásio do Maracanãzinho foi a americana Marti Malloy.
Até esta quarta, as duas judocas haviam se enfrentado em duas ocasiões. Tanto na final da Copa do Mundo de Miami, em 2010, quanto nas quartas de final do Campeonato Pan-Americano de San Jose, em abril deste ano, Ketleyn havia sido derrotada. Bronze em Londres-2012, Malloy conseguiu um yuko logo no início da luta. Logo depois, a brasileira recebeu uma punição e ainda viu sua rival obter um segundo yuko.
- Ainda não tive tempo para avaliar o que poderia ter feito de diferente para sair com a vitória. Mas foi uma oportunidade única lutar em casa, com a família perto e torcida a favor. Mas não podemos esquecer que é um Mundial, que todo mundo está preparado e que, infelizmente, só sai um vencedor. Fico tranquila pois fiz o que podia. Tinha consciência que era uma luta difícil - disse a brasileira.
Ketleyn havia ficado de bye na primeira rodada. Sua primeira luga foi contra a húngara Hedvig Karakas. Em dois confrontos anteriores, a brasileira tinha perdido: na Copa do Mundo de Viena, em 2009, e nas oitavas de final do Grand Slam de Paris, em 2010. No combate desta quarta, Ketleyn foi melhor e venceu a rival com um yuko.