Não é só em Santiago que os professores estão fazendo manifestações pelas ruas. Em La Serena, cidade que recebe dois jogos de Argentina, Uruguai e Paraguai, os profissionais também saíram para reinvindicar melhores salários e outros direito. Nesta segunda-feira, véspera do confronto entre a Celeste e a Albiceleste, cerca de 80 pessoas se reuniram na Avenida Francisco de Aguirre, uma das principais do centro, e pararam o trânsito.
Chamavam a atenção os personagens utilizados para ilustrar os cartazes. Entre eles um diálogo entre Quico e Chaves, do seriado que o segundo batiza, além de Homer, patriarca dos Simpsons, e até Lula Molusco, o amigo ranzinza de Bob Esponja.
Em La Serena, cidade bem menor e mais pacata do que Santiago, as manifestações foram proporcionais. As principais reclamações eram pelos salários dos professores de escolas municipais. Enquanto na capital chilena elas iam também para os profissionais de universidades, e até pelo transporte.
Enquanto isso, a cerca de 600 metros dali, parecia que nada acontecia. Uma banda marcial da cidade tocava com um bom público e alguns cachorros passeando no meio dos músicos.
La Serena já recebeu o jogo entre Argentina e Paraguai, empate em 2 a 2 no último sábado, e vai ver ainda mais duas partidas, ambas pelo Grupo B. Nesta terça-feira a equipe de Messi enfrenta o Uruguai, e no sábado, a Celeste pega o Paraguai para encerrar a primeira fase nesta chave.