Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Grêmio arranca empate nos minutos finais e segue invicto na Libertadores

SAT - Banner para inserir na nota
Escrito por

Nos minutos finais, o Grêmio conseguiu o seu objetivo: um empate em solo argentino. E, aos 46 minutos do segundo tempo, arrancou o ponto do Newell's Old Boys. Rhodolfo marcou o gol salvador, em cruzamento de Barcos, e livrou o Tricolor da derrota no Estádio Marcelo Bielsa. Maxi Rodríguez marcou o gol do Newell's, em falha de Marcelo Grohe, que fez defesas milagrosas durante toda a partida.

Com o resultado, o time gaúcho chega aos oito pontos e mantém a liderança do Grupo 6 e a invencibilidade na competição. O time de Rosário fica com cinco pontos e praticamente decide a classificação em duelo direto contra o Atlético Nacional (COL), que tem sete. Se vencer na Colômbia, Grêmio pode garantir a classificação. Se empatar, precisaria sofrer uma goleada de 5 a 0 dos uruguaios para perder a ida às oitavas de final.

Pela Libertadores, o Tricolor joga contra o Atlético Nacional (COL), em Medellín, no dia 2 de abril. Já o Newell's enfrenta o Nacional (URU) no Uruguai, na próxima semana. No Gauchão, o Grêmio joga contra o Juventude, no domingo, na Arena, pelas quartas de final.

LEIA MAIS SOBRE O GRÊMIO:

> Grêmio negocia empréstimo de volante Adriano para o Coritiba
> Grêmio admite sondagens de até cinco marcas e pode ter novo parceiro em 2015


JOGO PARELHO

O clima típico de Libertadores, com torcida empolgante e estádio praticamente lotado esteve novamente presente. A qualidade da partida também foi de jogo grande na maior competição do continente. Tanto Grêmio quanto Newell's trataram bem a bola e não erraram com tanta frequência.

Sem Zé Roberto e com Dudu, o Tricolor jogou de maneira semelhante ao segundo tempo na Arena na semana passada. Postou-se em duas linhas de quatro, com Dudu pela esquerda, Riveros pela direita e Luan solto ao lado de Barcos. E a estratégia deu certo na maior parte do primeiro tempo.

O Newell's só entrou na área gremista em uma oportunidade. Já eram 45 minutos da etapa inicial quando Figueroa recebeu lançamento de Bernardi, girou e bateu rasteiro. Marcelo Grohe voou no cantinho e conseguiu dar o tapa. Antes, o mesmo camisa 16 havia arriscado chute de fora da área e o camisa 1 gremista, em bonita ponte, espalmou de mão trocada aos 16. Grohe ainda não havia sido vazado na Libertadores e tentava de todas as maneiras manter esta escrita.

Estes dois momentos representaram a pressão dos argentinos. Mas o Tricolor não ficou defendendo-se o tempo todo. Levou perigo com Pará, em cobrança de falta aos 31 minutos, que obrigou Guzmán a trabalhar. Dudu, em velocidade, e Luan, com sua qualidade técnica e agilidade, eram os que mais incomodavam a defesa rubro-negra, formada pelos veteranos Heinze e Lopéz.

GROHE FALHA E RHODOLFO SALVA

O segundo tempo começou quente. O Newell's acertou o travessão duas vezes, mas em lances esporádicos. Primeiro, com Ponce chutando de primeira depois de aproveitar erro de Wendell aos 2 minutos. Pouco mais de 10 minutos depois, em cobrança de falta, López voou para desviar de cabeça. Grohe, com a ponta dos dedos, tocou na bola, que pegou no travessão, quicou e ficou com o camisa 1.

Com toda a cautela possível, as equipes foram se abrindo, por mais contraditório que pareça. Os lances de ataque se tornaram mais constantes. A defesa do Grêmio seguiu sólida. O Tricolor chegou com perigo com os volantes Ramiro e Riveros. Ambos, em passes de Luan, pararam em Guzmán, que praticou duas intervenções sensacionais.

A partida se encaminhou para o fim com o 0 a 0, com grande atuação de Grohe. Mas como diz aquele ditado no futebol, não se pode falar de um goleiro antes do apito final. Aos 33 minutos, Cáceres levantou a bola na área, Werley desviou de cabeça, Pará tentou tirar, mas não conseguiu, e a bola se ofereceu para o veterano Maxi Rodríguez, ídolo. E o meia, de perna esquerda, bateu fraco, em cima de Grohe, que não conseguiu defender. O primeiro gol sofrido pelo Grêmio na Libertadores.

A partir daí, o time gaúcho foi atrás de uma pressão. Nos últimos lances, Rhodolfo desviou cruzamento de Barcos, aos 46, e empatou no apagar das luzes. Liderança mantida e classificação praticamente encaminhada.

FICHA TÉCNICA

NEWELL'S OLD BOYS 1 X 1 GRÊMIO

Local: Estádio Marcelo Bielsa, em Rosário (ARG)
Data-hora: 19/03/2014 - 22h
Árbitro: Carlos Vera (EQU)
Auxiliares: Christian Lescano e Byron Romero (EQU)
Cartões amarelos:
Cartões vermelho: -

Gols: Maxi Rodríguez - 33'/2°T (1-0), Rhodolfo - 46'/2°T (1-1)

NEWELL'S: Guzmán; Cáceres, López, Heinze e Casco; Bernardi (Castro - 43'/2°T), Banega (Orzán - 26'/2°T) e Villalba; Maxi Rodríguez, Ponce (Trezeguet - 26'/2°T) e Figueroa - Técnico: Alfredo Berti.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará (Everaldo - 43'/2°T), Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho (Alán Ruiz - 36'/2°T), Ramiro, Riveros, Luan e Dudu; Barcos - Técnico: Enderson Moreira.