O Atlético entrará numa fase decisiva no Campeonato Brasileiro, em que poderá definir o seu futuro para 2012. A disputa em questão não é para título ou vaga na Libertadores, mas apenas para o modesto objetivo de permanecer na Série A. Para isso, terá uma boa sequência de jogos como mandante.
Dos próximos sete compromissos na competição nacional, o Galo terá cinco na Arena do Jacaré. Pela frente, Bahia, Flamengo, Ceará, América e Santos. Para quem necessita buscar mais oito vitórias para se garantir na elite do futebol mineiro, a série de jogos em Sete Lagoas será uma oportunidade de ouro.
A chance, no entanto, só será válida se o Atlético conseguir mudar o seu histórico na atual edição do Brasileirão. Isso porque em 11 partidas disputadas como mandante, foram seis derrotas, quatro vitórias e um empate. O aproveitamento em casa é de apenas 39,3% dos pontos que estiveram em jogo.
Por outro lado, a maioria das poucas vitórias que o time alvinegro conseguiu alcançar no campeonato foi em seu terreiro. Longe de seus domínios, somente dois triunfos, diante do Avaí, na segunda rodada, e mais recentemente do Atlético-PR. Ou seja, o fator casa precisará fazer a diferença neste momento.
Neste domingo, o primeiro desafio doméstico será contra o Bahia, que com Joel Santana no comando deve armar a tradicional retrancas adotada pelo treinador. Mas para quem quer sair do buraco, é fundamental vencer essa partida, já que o Tricolor é um adversário direto na luta contra a degola.
- Jogar em casa é sempre importante. Eu acho que, pela situação que nós vivemos, cada jogo tem de ser encarado como uma final de campeonato. Nossa situação está ruim, mas está todo mundo junto. Temos de colocar a cabeça no travesseiro e pensar no jogo de domingo, porque não teremos jogo fácil. Será um jogo difícil, contra um time que jogará atrás e vai querer sair com ponto daqui. Temos de entrar ligados e com a torcida do nosso lado. Se começarmos desatentos, deixando o adversário gostar do jogo, a torcida ficará contra a nossa equipe, o que atrapalha o jogador dentro de campo - comentou o lateral-esquerdo Triguinho.
Confira os cinco jogos do Atlético como mandante:
Bahia
Domingo na Arena do Jacaré, num confronto direto contra a degola.
Flamengo
No dia 21 de setembro, hora de encarar um time que disputa o título.
Ceará
Em 2 de outubro, disputa contra o Vozão, que está no meio da tabela.
América
No dia 8 de outubro será a vez do clássico, com mando do Coelho.
Santos
Em 12 de outubro será a vez de pegar o Peixe de Neymar & Cia.