Muito mais que o time do Boca Juniors e com a própria pressão da torcida do clube argentino no La Bombonera, diretoria, jogadores e comissão técnica do Fluminense terão de se preocupar com outro detalhe na partida de hoje. As atenções deverão se voltar para o árbitro colombiano José Hernando Buitrago.

Ele é o mesmo que apitou o primeiro confronto entre Corinthians e Emelec, em Guayaquil, pelas oitavas de final da Copa Santander Libertadores. Na ocasião distribuiu sete cartões amarelos para os jogadores do time brasileiro, incluindo os que causaram a expulsão de Jorge Henrique.

Apelidado como Mr. bean, pela aparência com o personagem do humorista britãnico Rowan Atkinson, possui o rótulo de árbitro caseiro. Chegou a ser suspenso no futebol colombiano por marcar pênaltis inexistentes favorecendo os times que jogavam em casa.

- O problema é que ele se deixa impressionar muito fácil pela torcida e pela pressão do time local - contou ao LANCENET! o jornalista colombiano do diário "El Tiempo", Fabián Maurício.

Dessa forma, é bom os tricolores colocarem as barbas de molho quanto a mais uma peça que o Mr. Bean do apito poderá pregar.

Ao mesmo tempo é um árbitro considerado de primeira linha. Hernando Buitrago possui o escudo da Fifa desde 2006. No ano seguinte, apitou as finais do Sul-Americano sub-17, do Mundial sub-17 e do Mundial sub-20. Em 2011 voltou a trabalhar na decisão da Copa do Mundo sub-20.

Com a palavra

Fabián Maurício

Repórter do "El Tiempo" (COL)

Um árbitro que apita para o time da casa

Hernando Buitrago é um árbitro caseiro, que se impressiona facilmente com a pressão da torcida local. Isso ocorre com frequência em jogos do futebol colombiano, que dirá na Bombonera e diante de uma torcida como a do Boca Juniors...

Nestes casos, ele distribui muitos cartões aos jogadores do time visitante e conduz o jogo a ponto de favorecer a equipe da casa. Os atletas do Fluminense deverão ter muita cabeça fria.

Mesmo assim, tecnicamente e quando não se deixa impressionar, é um dos árbitros mais respeitados da Colômbia, estando no mesmo nível de Oscar Ruíz.

Com a palavra

Rodrigo Vessoni

Repórter do Núcleo Corinthians

É bom a torcida do Flu já trabalhas os nervos

Quem viu pela televisão o jogo Emelec x Corinthians pode achar que o árbitro não atrapalhou tanto o Corinthians, mas quem esteve no george Capwell não tem a menor dúvida de que isso ocorreu. Eu estav no estádio e, com apenas oito minutos (!), escrevi a seguinte mensagem em meu Twitter pessoal: "Decisões do árbitro são todas pró-Emelec. Típica arbitragem caseira. Não interferiu em nada nem teve lance importante, mas isso é claro." Enxergar isso em apenas oito minutos. Por isso, minha dica à torcida do Fluminense é de que já trabalhe os nervos. O colombiano vai aprontar feio na Bombonera...

Erros do Mr. Bean

Millonários x Cúcuta

Em 2007, marcou um pênalti inxistente a favor do Millonários.

Once Caldas x Envigado

No ano seguinte foi suspenso por quatro rodadas após marcar pênalti inexistente para o Once Caldas.

Escândalo

Em 2009 acusou o presidente do Itagüí, José Fernando Salazar, de tê-lo tentado subornar. O dirigente foi suspenso por dois anos.

Cúcuta x Boyacá

Mais uma vez apitou um pênalti inexistente para o time da casa. O gol deu a vitória ao Cúcuta, que se classificou para as quartas de final do Campeonato Colombiano de 2011. O presidente do Boyacá chamou depois Buitrago de "criminoso".

Siga o Lance! no Google News