O Brasileirão poderá ter a confirmação de seu primeiro clube rebaixado para a Série B de 2013. Atlético-GO e Corinthians se enfrentam neste domingo, às 17h, em Taguatinga (DF). Com apenas 23 pontos em 33 jogos, os goianos necessitam da vitória para evitar a queda precoce, que ainda assim poderá acontecer em caso de vitória do Bahia.
Empate ou derrota para o Timão confirmará o que todos já pensavam que aconteceria desde o início do returno, quando a equipe não demonstrou poder de reação. E o milagre será tentado longe de Goiânia, já que o clube foi punido com a perda de um mando. A decisão pelo estádio Serejão desagradou toda comissão técnica paulista, que não vê o gramado em boas condições.
No início da semana, a diretoria do Atlético-GO demitiu Artur Neto. O auxiliar da comissão técnica, Jairo Araújo, comandará a equipe nas últimas partidas do Brasileiro. Após não atuar no jogo contra o Botafogo, Gustavo ganhará mais uma chance no time titular. O zagueiro entra no lugar de Diego Giaretta, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O atacante Ricardo Bueno também está suspenso. A tendência é que Felipe entre no ataque do Dragão.
- Independente da nossa posição, nossa expectativa é a melhor possível. A gente está motivado e procura respeitar o clube e a camisa. Esse comprometimento vai existir até o final - declarou o zagueiro Gustavo.
Alheio à situação dos goianos, o Corinthians vai a campo para mais um treino visando o Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado em dezembro no Japão. A ideia é usar o Brasileirão para corrigir erros e dar ritmo de jogo àqueles que não vinham atuando com frequência, como Jorge Henrique que voltará a ser titular.
Danilo e Emerson, machucados, continuam de fora. Com amigdalite, o volante Paulinho foi poupado do treino desta sexta-feira no CT Joaquim Grava. O camisa 8 esteve no departamento médico, foi medicado e depois liberado para casa.
- Eu acredito que ele possa jogar, está relacionado. Foi retirado do treinamento, medicado para ter a condição de estar bem para o jogo - afirmou o técnico Tite, em entrevista coletiva após a atividade.
A comissão técnica ainda espera que ele participe do treino deste sábado pela manhã, antes da viagem. Se atuar sem problemas, vai para o jogo. Caso não tenha condições, o técnico Tite escalará Edenilson em seu lugar. O volante sofreu uma leve torção no tornozelo direito na atividade da última quinta-feira, mas nesta sexta participou do rachão sem problemas. Após o recreativo, ele também participou de uma atividade de bola parada e depois de outro exercício de cruzamento ao lado de Ralf.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO X CORINTHIANS
Local: Serejão, em Taguatinga (DF)
Data/hora: 4/11/2012, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva
Assistentes: Marcia Bezerra Lopes Caetano e Wagner de Almeida Santos
CORINTHIANS: Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho (Edenilson), Douglas, Jorge Henrique e Martínez; Romarinho. Técnico: Tite
ATLÉTICO-GO: Márcio; Rafael Cruz, Reniê, Gustavo e Eron; Pituca, Dodó, Ernandes e Joílson; Felipe e Patric (Diogo Campos). Técnico: Jairo Araújo