Faltam 50 dias para o início do Mundial de F-1, no Bahrein, e, quando a saída dos boxes do circuito Ricardo Tormo em Valência for liberada para o início da pré-temporada, dia 1ode fevereiro, mais da metade dos novos carros entrará na pista. Sete equipes, incluindo a campeã Red Bull, a Ferrari de Felipe Massa e a Williams de Rubens Barrichello, já começarão os trabalhos com o carro de 2011. Outras cinco, incluindo a McLaren, treinarão com um modelo híbrido.
No centro das decisões de cada time estão os pneus Pirelli. Enquanto a maior parte das equipes de ponta preferiu promover o contato do carro novo com a desconhecida borracha o mais cedo possível, a McLaren optou pelo inverso.
– Os compostos serão diferentes dos que testamos em novembro passado em Abu Dhabi. Assim, optamos por trabalhar com uma plataforma que já conhecemos para entender melhor o comportamento dos pneus, o que dá mais tempo para programar nosso carro novo - justificou o engenheiro chefe da equipe Paddy Lowe.
As outras equipes que ainda não terão o carro novo no primeiro teste têm razões menos nobres: o orçamento apertado acabou atrasando o cronograma dos modelos de Force India, Lotus, Hispania e Virgin.
Mesmo sem o modelo definitivo, estes times poderão experimentar alguns itens que são novidades neste ano, como a asa traseira móvel.
Os testes em Valência também servirão para tirar a dúvida de quais equipes utilizarão o Kers (sistema de recuperação de energia cinética) nesta temporada. Os times de ponta certamente terão o dispositivo, mas há incertezas quanto ao uso mesmo em times médios, como Sauber e Toro Rosso.
Veja abaixo como estão as equipes a 50 dias da estreia do Mundial: