– No futebol, não é a primeira impressão que fica, como diz o ditado, mas sempre a última.
A frase do lateral Danilo resume o sentimento do jogador para a partida deste domingo, contra o Barcelona. Apesar de ter sido peça fundamental nas conquistas do Paulistão e da Libertadores neste ano, ele sabe que uma vitória na final do Mundial de Clubes irá eternizá-lo na gloriosa história santista.
Em seu último jogo com a camisa do Santos antes de se transferir para o Porto (POR), o ala-direito espera uma despedida em grande estilo, de preferência com mais um gol importante, o que virou rotina para ele neste ano (veja mais abaixo).
– Independentemente de ser de perna canhota, direita ou de cabeça, fazer o gol do título Mundial seria algo que ficaria marcado para o resto da minha vida – disse o jogador, que recebeu a reportagem do LANCE! em seu apartamento, em Santos, antes de embarcar para o Japão.
No adeus do Peixe e jogo mais importante de sua curta e vitoriosa carreira, Danilo encontrará um grande amigo, ou melhor, seu “padrinho” na Seleção Brasileira: Daniel Alves.
Convocado para a o time canarinho pela primeira vez neste ano, o ala do Peixe foi prontamente recebido pelo titular da camisa 2 amarelinha. O “afilhado”, porém, não promete aliviar para lateral do Barça e quer que Neymar “infernize” a vida de Daniel Alves em seu setor.
– Espero que o Daniel não consiga encaixar a marcação e deixe o Neymar fazer a festa (risos). Depois ele se “arruma” lá no Barcelona, porque tem moral coma torcida. Mas, não tem jeito, é final, tem que ir para cima do padrinho – brinca Danilo.
Mais do que uma despedida em grande estilo, o título mundial pode fechar com chave de ouro um ano perfeito para o lateral. Com exceção do Brasileiro, Danilo venceu todos os campeonatos que disputou na temporada: Paulista e Libertadores, pelo Peixe, e Sul-Americano e Mundial, com a Seleção Sub-20. Agora é a vez de faturar o troféu mais importante da carreira. O adeus será dourado?
Danilo vibra com o gol na semifinal do Mundial (Foto: Toru Hanai /Reuters)
Bate-bola com Danilo, lateral do Santos, em entrevista exclusiva ao LANCENET!
Você fez gols importantes nesse ano, alguns deles de canhota ,seu “pé fraco”. Na final pode ter mais ?
A canhota está muito treinada (risos). Desde a final da Libertadores, aperfeiçoei bastante. Sempre foi uma qualidade minha, uma das coisas que me diferenciava na base era bater com as duas pernas. Sempre treinei muito e me ajudou.
O Guardiola te elogiou bastante. Acha que vai receber atenção especial da defesa do Barcelona?
Sem dúvidas, pelo que tenho feito vou receber atenção especial, principalmente das finalizações de fora da área. Mas, tomara que eles tenham mais preocupação com o Neymar, Borges, Ganso, para sobrar mais espaço para mim.
Você tem uma relação legal com o Daniel Alves, adversário neste domingo...
Não sei se é assim em todos os lugares, mas quado cheguei na Seleção parecia que já conhecia todo mundo. Ele meio que me apadrinhou, por ser da mesma posição. Tenho que me se espelhar nele. Aprendo muito com o Daniel.
O caminho para vencer o Barça pode ser o lado direito, seu setor?
Acho que sim. O Neymar, na esquerda, será muito visado. Eles vão marcar forte lá. Se chamar a atenção pra lá e virar o jogo, pode surpreender, assim como foi na final da Libertadores. Se usarmos o que temos de melhor, que é o contra-ataque, podemos surpreendê-los.
Despedir-se do Peixe com derrota poderia ofuscar sua passagem?
É a última impressão que vai ficar. Já pensou sair derrotado? Todos tristes...não seria legal. Mas tudo conspira para a gente vencer
Do que mais sentirá falta?
Dos amigos. É difícil encontrar elenco como o nosso, todos se gostam, são bem-humorados...
Gols importantes de Danilo pelo Peixe
Permanência na Liberta
Na primeira fase da Libertadores, após um início ruim, Santos precisava vencer de qualquer jeito, senão seria eliminado. Contra o Cerro Porteño (PAR), em Assunção, capital do Paraguai, Danilo, de fora da área, abriu o placar logo no início, aos 11 minutos, e acalmou o time. No final, Peixe venceu por 2 a 1 e continuou vivo na competição.
Gol na final da Liberta
Na final da Copa Libertadores, após o Peñarol (URU) empatar a partida decisiva no Pacaembu, Danilo, de esquerda, marcou o gol do título. Neymar havia feito o primeiro e Durval, contra, deixado o placar igual. No primeiro jogo, no Uruguai, o zero não saiu do placar. Após o título, Danilo disse ao LANCENET! que não sabia da real importância de seu feito.
Gol mundial
Na primeira partida do Santos no Mundial de Clubes, após time da Vila abrir 2 a 0 e sofrer o gol do Kashiwa Reysol (JAP), Danilo, de falta, marcou o gol de longe e garantiu o 3 a 1. Gol foi anotado oito minutos após o Peixe ser vazado, afastando o perigo de uma zebra e tranquilizando a equipe, que garantiu a classificação para a final.