O Botafogo não conseguiu repetir o desempenho nos dois últimos jogos do Campeonato Brasileiro na noite desta quarta-feira. Sem conseguir ameaçar o Figueirense, em Florianópolis, o Alvinegro foi derrotado por 2 a 0, com os dois gols sofridos no primeiro tempo. Os gols dos catarinenses foram do zagueiro Edson Silva, que acabou expulso no segundo tempo, e do atacante Julio Cesar, de pênalti.
Receba antes as notícias do Fogão no seu celular!
Disposto a não repetir a derrota do último encontro contra o Botafogo, realizado também no Orlando Scarpelli, em 2008, o Figueira começou a partida melhor, buscando o ataque. Julio Cesar era o mais acionado e arriscou logo aos oito minutos para o gol, assustando Jefferson. O Botafogo tentava tocar a bola, mas não conseguia penetrar na zaga dos catarinenses.
Figueirense bate o Fogão e volta a vencer
Melhor na partida, o Figueirense abriu o placar aos 17 minutos. O meia Elias bateu falta da direita e o zagueiro Edson Silva, ex-Botafogo, subiu mais que a zaga e marcou o primeiro gol da partida. Na jogada, o goleiro Jefferson falhou, saindo mal e permitindo a conclusão do adversário.
FOTOS:
> As imagens de Figueirense 2 x 0 Botafogo
A partida daí o Botafogo tentou encontrar Loco Abreu nas bolas aéreas, porém sem muito sucesso. Aos 20 minutos, Marcelo Mattos arriscou de fora da área e jogou por cima do gol.
Em vantagem, o Figueirense buscou o segundo gol e ele veio em pênalti inexistente. Julio Cesar recebeu na ponta direita, e marcou por Cortês e Antônio Carlos, caiu na área e o árbitro assinalou a penalidade. Na cobrança, ele mesmo bateu e ampliou a vantagem dos donos da casa.
No segundo tempo, o Botafogo voltou melhor, explorando os chutes de fora da área. A primeira chance foi do volante Marcelo Mattos, que arriscou e a bola passou perto do gol do goleiro Wilson. Logo depois, foi a vez de Cortês também tentar, mas sem sucesso.
Aos 20 minutos, Herrera passou pelo zagueiro Edson Silva e foi agarrado. Como o defensor já tinha amarelo, acabou sendo expulso.
Com um a mais, o técnico Caio Junior colocou o time para frente, enquanto os donos da casa se fecharam atrás para segurar o placar. Aos 33 minutos, o árbitro da partida marcou sobrepasso do goleiro Wilson. A marcação gerou protesto dos catarinenses. Na batida, Renato rolou para Elkeson, que bateu por cima do gol.
MAIS BRASILEIRÃO:
> Na cola do líder! Fla vence Cruzeiro e quebra escrita
> Segue no topo! Timão bate o lanterna América-MG
> Diego Souza e Dedé ofuscam Neymar e Ganso: Vasco 2 a 0
> Palmeiras e Coritiba empatam no Couto Pereira
> Ruim para os dois: Grêmio e Galo empatam na fria Porto Alegre
> Avaí goleia o Ceará no Presidente Vargas
> TABELA: veja como está a classificação do Brasileirão
Aos 44 minutos, o lateral Cortês falhou e quase o atacante Fernandes transformou o placar em goleada. Logo depois, quem perdeu um jogador foi o Botafogo. Maicosuel discutiu com o juiz e acabou expulso por reclamação, desfalcando o Botafogo para o clássico do próximo domingo contra o Vasco. No acréscimos, o zagueiro Gustavo tentou descontar, mas sem sucesso. O defensor acertou um lindo chute para ótima defesa de Wilson.
FICHA TÉCNICA:
FIGUEIRENSE 2X0 BOTAFOGO
Estádio: Orlando Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Data/hora: 03/8/2011 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Auxiliares: Lincoln Ribeiro Taques (MT) e Joadir Leite Pimenta (MT)
Renda/público: R$ 103.185,00/8.695 pagantes
Cartões amarelos: Elias, Túlio, Edson Silva, Coutinho e Juninho (FIG); Herrera, Antônio Carlos, Alessandro e Marcelo Mattos (BOT)
Cartões vermelhos: Edson Silva, 20'/2ºT; Maicosuel, 45'/2ºT
GOLS: Edson Silva, 17'/1ºT (1-0); Julio Cesar, 39'/1ºT (2-0);
FIGUEIRENSE: Wilson, Coutinho (Roger Carvalho, 10'/2ºT), João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio (Jackson, intervalo),
Maicon e Elias (Wilson Pittoni, 22'/2ºT); Fernandes e Júlio César. Técnico: Jorginho.
BOTAFOGO: Jefferson, Alessandro (Lucas, intervalo), Antônio Carlos, Gustavo e Cortês; Marcelo Mattos (Felipe Menezes,
27'/2ºT), Renato, Maicosuel e Elkeson; Herrera (Alexandre Oliveira, 22'/2ºT) e Loco Abreu. Técnico: Caio Junior.