Fernando no meio para cuidar da marcação. Oscar assume a função de armador. Já no ataque, abertos e velozes pelos lados, estão Lucas e Neymar. Essa bem que poderia ser parte da escalação da Seleção Brasileira para a disputa da Copa das Confederações. Pelo menos nesse momento, o técnico Luiz Felipe Scolari não deve mudar o time. Mas se olhar um pouco para o passado, o treinador poderia pensar no assunto. Isso porque, um pouco mais de dois anos atrás esse quarteto saía de campo com um título: do Campeonato Sul-Americano Sub-20.
Na época, ainda com 19 anos, os quatro já eram conhecidos pelos torcedores de seus times. Mas pouco tinham conquistado no futebol. E muito menos esperavam estar juntos dois anos depois na Seleção principal. Neymar, no Santos, não tinha conquistado uma Copa Libertadores. Lucas, no São Paulo, nem pensava em se tornar ídolo da torcida e levantar a taça da Copa Sul-Americana. Oscar, no Internacional, pouco imaginava levar a Recopa Sul-Americana. Já Fernando não tinha nem chegado aos 20 jogos pelo Grêmio.
Atualmente, a situação é completamente diferente e eles não são mais promessas. Neymar está no Barcelona (ESP), Oscar, no Chelsea (ING), Lucas, no Paris Saint-Germain (FRA), e Fernando fechou recentemente com o Shakhatar Donetsk (UCR). Dos quatro, os dois primeiros são titulares da Seleção Brasileira para a disputa da Copa das Confederações. O terceiro tem entrado em quase todos os jogos. O último também ganhou oportunidades e tem o estilo que Felipão gosta no meio.
Os quatro representam bem a renovação na equipe brasileira e fazem parte de uma última geração de sucesso na base do país. Isso porque, no Sul-Americano Sub-20 do início deste ano, o Brasil foi eliminado logo na primeira fase.
Entre os 23 convocados para a Copa das Confederações, eles estão entre os mais jovens da Seleção Brasileira. O quarteto só não fica atrás do atacante Bernard, que completa 21 anos em setembro.
O SUL-AMERICANO DE 2011
O Campeonato Sul-Americano de 2011 foi disputado em Arequipa, no Peru. Na época, a Seleção sub-20 era treinada por Ney Franco, atual comandante do São Paulo. Na competição, o Brasil disputou nove partidas. Foram sete vitórias, um empate e somente uma derrota, para a Argentina. Foram 24 gols marcados e sete sofridos.
Após terminar a primeira fase na liderança do grupo B, os brasileiros se classificaram para o hexagonal final contra argentinos, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai. A última partida, diante dos uruguaios, mostrou a superioridade da equipe na competição. O Brasil venceu por 6 a 0, com três gols de Lucas, dois de Neymar e um do lateral-direito Danilo. Com o título, o time garantiu vaga no Mundial da categoria e na Olimpíada de 2012, em Londres (ING).
CONFIRA OS CONVOCADOS PARA O SUL-AMERICANO SUB-20 DE 2011:
1- Gabriel - goleiro (ex-Cruzeiro, atualmente defende o Milan-ITA)
2- Danilo - lateral-direito (ex-Santos, atualmente defende o Porto-POR)
3- Bruno Uvini - zagueiro (ex-São Paulo, atualmente defende o Napoli-ITA)
4- Juan - zagueiro (ex-Internacional, atualmente defende a Internazionale-ITA)
5- Casemiro - volante (ex-São Paulo, atualmente defende o Real Madrid-ESP)
6- Alex Sandro - lateral-esquerdo (ex-Santos, atualmente defende o Porto-POR)
7- Neymar - atacante (ex-Santos, recém negociado com o Barcelona-ESP)
8- Zé Eduardo - volante (ex-Parma-ITA, foi emprestado ao Padova-ITA na última temporada)
9- Henrique -a tacante (ex-São Paulo, atualmente defende o Botafogo)
10- Lucas - atacante (ex-São Paulo, atuamente no Paris Saint-Germain)
11- Oscar - meia (ex-Internacional, atualmente no Chelsea-ING)
12- Aleksander - goleiro (ex-Avaí, atualmente emprestado ao CRAC)
13- Galhardo - lateral-direito (ex-Flamengo, atualmente defende o Santos)
14- Romário - zagueiro (segue no Internacional)
15- Gabriel Silva - lateral-esquerdo (ex-Palmeiras, atualmente defende a Udinese-ITA)
16- Fernando - volante (ex-Grêmio, recém negociado com o Shakhatar Donetsk-UCR)
17- Alan Patrick - meia (ex-Santos, atualmente defende o Shakhatar Donetsk-UCR)
18- Diego Maurício - atacante (ex-Flamengo, atualmente defende o Alania Vladikavkaz-RUS)
19- Saimon - zagueiro (segue no Grêmio)
20- Willian José - atacante (ex-Grêmio Prudente, tinha sido contratado pelo São Paulo. Atualmente, defende o Santos)
Técnico: Ney Franco (cuidava das categorias de base do Brasil, atualmente comanda o São Paulo)
DESEMPENHO DO QUARTETO NO SUL-AMERICANO SUB-20 DE 2011
Neymar: Como esperado, foi o destaque da competição. Participou de sete partidas e marcou nove gols. Foi o artilheiro do torneio.
Oscar: Ficou abaixo do esperado e foi ofuscado por Neymar e Lucas. Mas no Mundial, no mesmo ano, enquanto a dupla disputou a Copa América, foi um dos destaques. Foram nove jogos e nenhum gol.
Lucas: Liderou o ataque brasileiro ao lado de Neymar. Com a camisa 10, marcou quatro gols na competição, três deles no jogo decisivo contra o Uruguai. Participou das nove partidas da competição.
Fernando: Começou a competição como reserva de Zé Eduardo, mas logo começou a ganhar espaço. Terminou como um dos titulares do time. Disputou oito jogos.