Passado o mau momento que viveu após ter seu nome envolvido em dois casos seguidos de doping - foram três ao todo -, Chael Sonnen se apresentou pelo Metamoris (competição de luta agarrada), foi finalizado por André Galvão, mas não se escondeu da imprensa. Em entrevista ao podcast "Talk is Jericho", o americano abriu o jogo sobre a fase vivida com o flagra no antidoping.
Segundo Sonnen, a expectativa era de que ele não seria testado duante os 44 dias que antecederiam seu confronto com Wanderlei Silva e por isso ele confessou que tentou "burlar o sistema" enquanto ainda era lutador de MMA.
- Eu não achava que seria testado pelos próximos 44 dias. Tentei burlar o sistema. Fui pego num teste surpresa que aconteceu 44 dias antes da luta. Geralmente, somos testados somente no dia da luta. Logo, seja lá o que você estiver usando, você tem de aparecer limpo no dia da luta. Quando falo sobre ser sujo, não estou falando sobre anabolizantes ou substâncias ilegais. Tenho de fazer essa distinção. Se você já testou positivo em um exame antidoping, é por que você está tomando algo ilegal ou isso era anabolizante. É apenas o jeito que as coisas funcionam na mente das pessoas - explicou o falastrão.
Depois de ser flagrado em dois exames antidoping seguidos, Chael Sonnen anunciou a aposentadoria do MMA em junho. O americano ainda foi julgado e suspenso por dois anos pela Comissão Atlética de Nevada. Além do gancho, o lutador terá de pagar multa e prestar serviços em prol da conscientização de atletas contra o doping.
Reveja! Sonnen tira satisfação com Stallone e acaba nocauteado em filme