Dia 28/10/2015
04:49
Compartilhar

O italiano Alex Caffi, que teve passagem discreta pela Fórmula 1 entre 1986 e 1992, poderá fazer parte do quadro de pilotos da Fórmula Truck em 2013. O corredor, hoje com 48 anos, está em Curitiba para ver a penúltima etapa da categoria, e testará um caminhão na próxima segunda-feira na cidade paranaense.

Caffi poderá ser o quinto piloto com passagem na F-1 a guiar um veículo da Truck. Antes dele, Chico Serra, Cristiano da Matta, Christian Fittipaldi e o argentino Gaston Mazzacane já correram na categoria, mas sem muito sucesso.

O italiano estreou na Fórmula 1 em 1986 pela equipe Osella, e até 1992 sempre permaneceu em escuderias pequenas, como Dallara, Arrows, Footwork e Andrea Moda. Em 77 provas em que estava inscrito (largou em 56), ele somou no total seis pontos. Seu melhor resultado foi o quarto lugar no GP de Mônaco de 1989, pela Dallara.

Se sua participação na Fórmula Truck é ainda uma possibilidade, Caffi já tem uma certeza no fim deste ano: participará do Rali Dacar 2013, com apoio de empresas da Argentina e do Chile. Foi por meio destas companhias que o italiano veio ao Brasil para conhecer a categoria brasileira de corridas de caminhão. No rali, ele será o piloto de um dos caminhões da Mercedes Benz, pela equipe Orobica Raid Team.

Caffi quis conhecer o automobilismo brasileiro por causa do bom momento econômico vivido pelo país. Ele também considerou a Fórmula Truck superior à sua categoria semelhante na Europa.

- Eu já conhecia a Super Truck da Europa, mas não tem comparação. A de vocês têm caminhões muito evoluídos em tecnologia, eles são máquinas de competição que impressionam. O nível é muito mais alto - falou Caffi, que já viu os treinos livres de perto.

O projeto de Caffi na Fórmula Truck é a longo prazo, de três anos.

- O campeonato é extremamente competitivo e o projeto em que estamos trabalhando é para no mínimo três anos de participação. É o tempo mínimo para assimilar bem o caminhão na pista e poder mostrar um bom trabalho nos campeonatos - falou o italiano.



Siga o Lance! no Google News