Os adversários de duas equipes brasileiras nas oitavas de final da Copa Sul-Americana serão conhecidos na noite desta terça-feira. No entanto, tudo está bem encaminhado para que estas equipes sejam a Universidad Católica, do Chile, e o colombiano Atlético Nacional, da Colômbia.
No caso dos chilenos, que se passarem enfrentarão o São Paulo, a tarefa é mais simples. A Universidad Católica goleou o equatoriano Emelec por 4 a 0 no jogo de ida, em Santiago, e irá ao Estádio George Capwell, em Guayaquil, podendo perder por até três gols de diferença ou por quatro, caso marque pelo menos um gol. A partida terá início às 19h30 (de Brasília).
Soma-se a isso o bom momento da Católica, que lidera o Torneio Apertura no Chile, ao somar 11 pontos em cinco rodadas disputadas. No último fim de semana atropelaram o Palestino por 6 a 3.
O Emelec também venceu no último fim de semana. Passou pelo Deportivo Cuenca por 2 a 0 e lidera a segunda etapa do Campeoanto Equatoriano, com 21 pontos.
Mais tarde, às 22h (de Brasília), o Atlético Nacional pisa o gramado do Estádio Atanásio Girardot, em Medellín, para defender a vantagem de 2 a 0 construída na primeira partida contra o Guaraní-PAR. Quem passar deste duelo irá enfrentar nas oitavas de final o vencedor de Bahia e Portuguesa.
Além da vantagem, o Atlético Nacional defenderá uma invencibilidade de 14 jogos. A última derrota do time de Medellín foi em 20 de junho, quando perdeu por 2 a 1 para o Itagüí, ainda pelo Torneio Apertura colombiano. Torneio que inclusive foi conquistado pelo clube.
No atual Torneio Clausura o Atlético é quarto colocado, três pontos atrás do líder Junior de Barranquilla. Ainda está invicto mas com dois jogos a menos em relação aos demais concorrentes, e não jogou no último fim de semana justamente por conta de sua participação na Copa Sul-Americana.
Ao contrário do adversário colombiano, o momento do Guaraní não é bom. O clube é o lanterna no Torneio Clausura da temporada paraguaia. Ainda não venceu nas cinco rodadas que disputou. Na última sexta-feira ficou no 2 a 2 com o Sportivo Luqueño.