Quase um ano depois, a situação se inverteu. Em 2009, o Flamengo bateu o Corinthians e ganhou o fôlego para levantar a taça de campeão na última rodada. Embora ainda faltem sete jogos para o fim do Brasileiro deste ano, agora é o Timão que disputa o título brasileiro. Pela frente, terá o mesmo Flamengo. No entanto, se em 2009 o Corinthians já não lutava por mais nenhum objetivo, os rubronegros ainda correm para se afastar de vez da zona de rebaixamento e brigam também por uma vaga na Copa Sul-Americana.
L! no Ar faz aquecimento para duelo entre Flamengo e Corinthians
Em 2009, a vitória do Flamengo sobre o Corinthians deu aos cariocas a liderança. Com isso, o adversários do Rubro-Negro na briga pelo título, como o São Paulo e o Internacional, reclamaram de corpo mole por parte da equipe paulista. Os corintianos negaram, mas o próprio jornal oficial do clube definiria, dias depois, aquele jogo como uma doce derrota, justamente por prejudicar diretamente o rival.
Em meio às comparações, o apoiador Renato destaca a motivação do Rubro-Negro para o confronto. Ainda que uma vitória possa beneficiar o rival Fluminense, que luta com o Timão pelo título.
– Para essa partida contra o Corinthians teremos a mesma motivação do que eles. Também temos um objetivo, que é a Sul-Americana – afirmou o meia Renato.