LANCE!
09/08/2017
14:47
Rio de Janeiro

Nascido na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no dia 3 de setembro de 1979, o goleiro Júlio César é um dos ídolos recentes da história do Flamengo. Aos 38 anos, ele, que defendeu o Rubro-Negro durante oito anos (1997 a 2005), segue na ativa, atuando pelo Benfica, de Portugal, clube com o qual tem contrato até 2018. É um autêntico craque TIM 4G e um dos homenageados pela TIM, patrocinadora dos quatro grandes clubes cariocas.

Júlio César Soares Spínola deu os primeiros passos no futsal do Grajaú Country Club, da Zona Norte do Rio, e demonstrou que tinha talento. Chegou ao Flamengo aos 12 anos, depois de passar por uma peneira e, aos 17, foi promovido ao time principal. Caiu nas graças da torcida logo na estreia, em 1997, num Fla x Flu, em que defendeu até pênalti.

Em 2000, assumiu a meta do Flamengo durante a Copa Havelange, mantendo o experiente Clemer no banco, com um estilo firme de defender e boa devolução de bola. Com a camisa rubro-negra, foi campeão carioca (1999, 2000, 2001 e 2004), da Copa dos Campeões Mundiais (1997), da Mercosul (1999) e da Copa dos Campeões (2001).

As boas atuações com a camisa do Flamengo renderam a Júlio César a primeira convocação para a Seleção Brasileira, em 2002. No ano seguinte, foi reserva de Dida na Copa das Confederações e estreou como titular em 2004, contra o Chile, na Copa América.

Disputou as três Copas seguintes. Em 2006, foi como terceiro goleiro e foi titular em 2010, na África do Sul, quando sofreu um revés na carreira. O Brasil foi eliminado nas quartas de final para a Holanda em uma falha dele, no primeiro gol do rival.

No começo de 2005, deixou o Flamengo com 285 jogos na bagagem e transferiu-se para a Inter de Milão. Como não foi aproveitado, acabou emprestado ao modesto Chievo Verona, para ganhar experiência, mas não chegou a jogar. Retornou à Inter, foi reserva de Toldo e, na temporada seguinte, ganhou a posição de titular. Na fase mais vitoriosa dele, em 2009/2010, ajudou o time a conquistar a tríplice coroa – Campeonato Italiano, Copa da Itália e Liga dos Campeões -, sendo eleito o melhor goleiro do futebol europeu.

Depois da falha no Mundial de 2010 contra a Holanda, a carreira parecia degringolar. Júlio César caiu de produção na Inter e o time foi de mal a pior nas competições importantes, ficando fora da Liga dos Campeões na temporada 2011/2012.

No dia 29 de agosto de 2012,o goleiro acertou transferência para o Queens Park Rangers, da Inglaterra, deixando a Inter depois de sete anos, 14 títulos e 300 jogos. O novo time, no entanto, era fraco, e acabou rebaixado em 2013. No ano seguinte, Júlio César foi para o Toronto, do Canadá, que disputa a Major League Soccer, dos Estados Unidos, e teve uma breve passagem. Em agosto de 2014, foi contratado pelo Benfica, de Portugal, onde está até hoje e tem contrato até 2018.

A história do goleiro na Seleção, no entanto, ainda não havia acabado. Três anos depois da falha contra a Holanda, Júlio César foi convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari e conquistou a Copa das Confederações em 2013, no Rio. Seguiu com a camisa 12 de titular em todas as partidas da Copa do Mundo do Brasil no ano seguinte. Nas oitavas de final, na dramática classificação brasileira contra o Chile, defendeu duas cobranças de pênalti e saiu ovacionado de campo. Mas, assim como todo o time, ficou marcado por participar da fatídica goleada por 7 a 1 para a Alemanha, nas semifinais, no Mineirão. Na disputa pelo terceiro lugar, contra a Holanda, nova goleada, desta vez por 3 a 0. Com a camisa da Seleção, fez 87 jogos.

Patrocinadora de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a TIM homenageará até o fim de 2017 jogadores do passado dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, que, de forma geral, apresentaram os atributos “G” (Garra, Gênio, Gigante, Grandeza) quando atuavam. Periodicamente, contaremos um pouco da história destes craques e o motivo deles terem sido escolhidos. Afinal, os quatro maiores times cariocas merecem a maior cobertura 4G do Rio e as melhores histórias para serem compartilhadas.