Dia 01/03/2016
02:58
Compartilhar

Surpresa na final de Roland Garros. Stan Wawrinka, número nove do mundo e zebra neste domingo, jogou muito tênis e desbancou o número 1 do mundo Novak Djokovic, imbatível há 28 partidas e que havia batido Rafael Nadal, e conquistou o título do Grand Slam.



Wawrinka saiu atrás, mas virou por 3 sets a 1 com parciais de 4/6 6/4 6/3 6/4 após 3h12min na quadra Philippe Chatrier lotada.

O suíço levanta seu segundo título de Grand Slam na carreira repetindo o feito do Australian Open de 2014 e acaba com o sonho do sérvio em se tornar o oitavo homem com o Career Grand Slam, ou seja, conquistar os quatro Majors em anos diferentes. Nole se frustra pela terceira vez após perder as finais de 2012 e 2014 para Nadal.

Este é o décimo título de Wawrinka na carreira e ele repete um feito de juvenil em 2003 quando levantou a taça.

O jogo

O primeiro set foi de Djokovic sempre pressionando na devolução e o suíço de salvando com o saque e boas jogadas nos momentos difíceis. Até a quebra de Nole com dupla-falta de Stan no sétimo game. Djokovic abriu 5/3 e precisou salvar um break-point com potente serviço para fechar por 6/4 forçando o erro do rival após 43 minutos.

Na segunda etapa o suíço soltou seu jogo e foi tendo chance em quase todos os games do sérvio, mas sempre escapava com erros por milímetros. Até que no 5/4 ele foi pras bolas, Djokovic errou backhand, perdeu o set por 6/4, se irritou e quebrou a raquete. A parcial durou 54 minutos.

Na terceira etapa o suíço jogou seu melhor tênis, disparou winners para todos os lados, conseguiu a quebra no sexto game com bolas vencedoras e uma deixada ruim do sérvio, confirmou com 5/2 salvando break com serviços demolidores e fechou com bons saques por 6/3 em 42 minutos.Foram 15 winners de Stan.

E MAIS: 
> Não é fácil ser vice de novo aqui, desabafa Djokovic 
> Wawrinka comemora, tira sarro do próprio short e não se compara ao Big Four 
> Guga revive memórias ao entregar troféus em Roland Garros

No quarto set o sérvio começou agressivo, foi pra cima e conseguiu a quebra com alguns erros do tenista de Lausanne para abrir 3/0. Eis que Stan ressurgiu, devolveu a quebra e empatou em 3/3. Nole então salvou um game de 15/40, confirmou, abriu 0/40 para sacar para a parcial, mas os serviços salvaram Stan que no game seguinte quebrou com linda esquerda paralela. Ele sacou pro jogo em 5/4 com muita tensão, teve match-point onde foi pressionado e Djokovic salvou. O sérvio teve um break, mas cometeu erro não-forçado e Wawrinka não perdoou matando o jogo com novo winner na esquerda paralela por 6/4.

Siga o Lance! no Google News