Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sharapova é suspensa por dois anos por doping

Tribunal independente deu pena dura para a russa. Só poderá voltar em janeiro de 2018

Maria Sharapova coletiva antidoping
Escrito por

A Federação Internacional de Tênis e um Tribunal independende de Londres não foram brandos com Maria Sharapova. Nesta quarta-feira foi anunciada a sentença da ex-número 1 e dona de cinco Grand Slams e ela foi suspensa por dois anos, só volta em 2018.

A tenista foi considerada culpada pela substância Meldonium encontrada no seu corpo e que entrou este ano na lista dos proibidos pela WADA (Agência Mundial Anti-doping). Sua suspensão iniciou no dia 26 de janeiro, data quando foi flagrada positivo, e vai terminar apenas no dia 25 de janeiro de 2018.

Ela era sétima do ranking na época e estava suspensa provisoriamente desde março deste ano.


A tenista de 29 anos foi flagrada positivo após partida do Australian Open contra Serena Williams e confessou, semanas depois, o doping, no começo de março, ficando ausente das quadras desde então.

No comunicado enviado pela ITF, informa: "A amostra foi enviada para o laboratório credenciado pela WADA em Montreal, no Canadá, e foi encontrado na anáslise meldonium, um modulador metabólico incluído na seção S4 (Hormônio e moduladores metabólicos) da lista proibida pela WADA de 2016 que é proibida no programa.



No dia 2 de março a tenista foi processada por violação da regra Anti-Doping no Artigo 2.1 do programa. Ela admitiu prontamente que cometeu a ofensa a que era processada e pediu para ser ouvida por um tribunal independente de acordo com o Artigo 8 do programa que determina as consequências por sua violação cometida. Após dois dias de audiência, nos dias 18 e 19 de maio, o tribunal independente recebeu as evidências e audiências com argumentos das duas partes e tomou a decisão no dia 8 de junho que está abaixo.

O tribunal independente determinou que a Sra. Maria sharapova deve servir um período de dois anos por contra de ter admitido a violação, esse período deve iniciar de acordo com o Artigo 10.10.3 da admissão da violação começando no dia 26 de janeiro (dia da coleta da amostra) e deve terminar à 0h do dia 25 de janeiro de 2018; seus resultados do Australian Open de 2016 serão desqualificados com a exclusão dos pontos e prize money do evento".

A russa anunciou que irá recorrer da decisão.