Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Schiavone, após título no Rio: ‘É um dos dias mais felizes de minha vida’

Italiana venceu, no Rio, primeiro torneio em três anos

Francesca Schiavone (Crédito: Fotojump)
Escrito por

Francesca Schiavone fez valer sua experiência e derrotou, neste domingo, a norte-americana Shelby Rogers, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 2/6 6/2 6/2, para conquistar o título do Rio Open. Com o título no Brasil, o primeiro da italiana depois de quase três anos.

No discurso após o título, a simpática jogadora fez questão de falar em português para agradecer o apoio do público e reforçar seu amor pelo Brasil. "Fiz essas anotações em português, independentemente do resultado da final. Quero dividir essa alegria com vocês. Para mim é um dia de festa, de grande emoção. O Brasil é um país maravilhoso, o sorriso de vocês preencheram meus dias aqui. Obrigada e sorte nas Olimpíadas", disse a ex-número 4 do mundo, bem emocionada com a conquista.

O último título de Schiavone, atual 132º, tinha sido conquistado em abril de 2013, em Marrakesh. A conquista no Rio foi a sétima da jogadora de 35 anos. Já Rogers, tenista de 23 anos e atual 131º do mundo, tem agora dois vices na carreira - o outro foi em Bad Gastein-2014.

"É um dos dias mais felizes da minha vida, foi uma semana completa, com momentos difíceis. Tive match point contra, fiz uma boa semifinal, saí perdendo no primeiro set na final, e veio o título. Fiquei muito tempo sem ganhar nada, agora me sinto livre, tirei um peso, só quero aproveitar o momento", disse a jogadora, que já tinha jogado no Rio Open, em 2014, quando foi eliminada na primeira rodada.

Veterana nas quadras, a italiana não pensa ainda em parar. "Quando Pennetta (italiana Flavia Pennetta, campeã do US Open em 2015) ganhou, me motivou a continuar, tenho paixão para seguir jogando. A palavra despedida não me interessa. Quero usar essa conquista para seguir adiante e conquistar outras coisas. Vou encerrar minha carreira quando achar que tenho que encerrar, não importa se perdendo na primeira rodada, se conquistando um título", disse a italiana, que recebeu como premiação R$ 172.645,00.

Schiavone nunca havia enfrentado a jovem Rogers no circuito. A norte-americana começou a partida melhor e venceu o primeiro set. No segundo, foi a vez de a italiana comandar, sempre lutando em cada ponto e aproveitando alguns erros bobos de Rogers. O terceiro set foi mais equilibrado, com Schiavone usando sua experiência, variando o jogo, e Rogers buscando winners. A italiana quebrou o saque de Rogers e abriu 4 a 2. Se manteve no comando do jogo e, na segunda chance que teve, quebrou o saque de novo de Rogers para levantar o troféu.

"Francesca jogou muito hoje, desejo sucesso no restante da temporada. Ela é uma lutadora, uma lenda. Tive uma semana ótima aqui no Rio, e espero voltar no próximo ano", disse Rogers.