Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Navratilova destaca engajamento e liderança de Gauff: ‘Ele pode mudar o mundo’

Para ex-número 1 do mundo, jovem norte-americana foi 'muito bem criada'

Reprodução de redes sociais
Escrito por

Em entrevista a rádio britânica BBC 4, a tcheca Martina Navratilova, ex-número 1, concedeu uma entrevista na qual a jovem norte-americana Coco Gauff, de 16 anos, foi um dos destaques, sendo chamada de 'líder' na nova 'vanguarda' por mudanças sociais.



Naturalizada norte-americana, Navratilova foi questionada sobre como viu a participação da jovem promessa do tênis local, Gauff, nas manifestações pacíficas ocorridas na cidade de Miami, na Flórida, dentro do movimento "Vidas Negras Importam" [Black Lives Matters], nos quais a tenista chegou a discursar pedindo justiça pelos negros mortos por forças policiais brancas no país.

"Eu sorrio quando vejo o alcance que ela já tem agora e todo o futuro que tem pela frente, iniciou a ex-tenista. "Ela é tão preparada dentro e fora de quadra, ela foi criada com grandes qualidades e tem mostrado isso quando joga e quando ela é politicamente ativa", seguiu.

"Ela é uma destas pessoas que podem mudar o mundo para melhor e vemos que é isso que ela quer", refletiu Navratilova que tem 63 anos e destacou que é importante que as estrelas do esporte tenham consciência do quanto determinadas políticas praticadas afetam diretamente suas vidas e liberdades.

Nascida na antiga Tchecoslováquia, ainda como uma das repúblicas da União Soviética, Navratilova destaca o quanto o tênis tem sido desde muito tempo um esporte de vanguarda social: "O esporte sempre esteve na vanguarda da mudança social. E agora pode ser isso novamente com o 'Black Lives Matter' e com o pedido de igualdade para todos".

"O tênis teve sua parcela de obstáculos, mas, no geral, estivemos na vanguarda da mudança social e parece que agora com Coco Gauff, liderando a luta, estamos lá", declarou ela que foi uma das primeiras atletas do mundo a se assumir homossexual publicamente.