Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Copa Davis: Irmãos Murray tentam manter o ‘vice’ apenas no ranking

Atuais campeões, britânicos Andy e Jamie Murray chegam com moral para a disputa da Copa Davis, em boa fase no circuito profissional

Irmãos Andy e Jamie Murray  tentam manter a hegemonia da Copa Davis a partir desta sexta (Foto: Paul Zimmer)
Escrito por

A Copa Davis, tradicional torneio entre países no tênis, protagoniza alguns paradoxos. Por exemplo: é possível que os atuais “números um”, na verdade, sejam os “números dois”? A resposta pode ser vista nesta sexta-feira, na estreia da Grã-Bretanha na competição, já que os irmãos Andy – vice-líder do ranking mundial de simples – e Jamie Murray – vice nas duplas –, entram em quadra contra o Japão.

Atuais campeões, os britânicos recebem os japoneses em Birmingham, a partir das 10h (de Brasília). No primeiro duelo, Andy defende uma invencibilidade de 13 jogos seguidos na Copa Davis contra Taro Daniel, o número 2 do Japão. Na sequência, o astro Kei Nishikori encara o local Daniel Evans.

O embate ainda prossegue neste sábado, com o jogo entre as duplas, e se encerra no domingo, com as duas últimas partidas em simples.

No ano passado os britânicos garantiram o décimo troféu na competição entre seleções contando com a força “dos Murray”. Isso porque, dos 18 jogos feitos pela Grã-Bretanha até o título, Andy foi responsável por oito vitórias em simples, além de três nas duplas, ao lado de Jamie.

Assim, as vitórias britânicas nas quartas contra a França (3 a 1), semifinal contra a Austrália (3 a 2) e decisão contra a Bélgica (3 a 1), contaram apenas com triunfos dos Murray.

– Uma das razões pelas quais estou aqui nesse ano é porque eu realmente quero tentar conquistar o título de novo. Nunca pensei que pudéssemos fazê-lo, mas quando conseguimos era como: por que não podemos fazer de novo? – disse Andy.

E a fase dos irmãos não deixa dúvidas que eles podem repetir o feito. Andy é o atual vice do Aberto da Austrália, e soma seis vitórias e um revés no ano, enquanto Jamie levantou o mesmo troféu com Bruno Soares (tem 13 triunfos e três derrotas).

O objetivo dos irmãos, agora, é um só: deixar o “vice” apenas no ranking e, quem sabe, levar a Grã-Bretanha ao seu 11 título na Davis.

Confira todos os duelos da primeira rodada da Copa Davis em 2016:
Partidas acontecem entre esta sexta-feira e domingo:

Grã Bretanha (mandante) x Japão - piso duro
Sérvia (mandante) x Cazaquistão - piso duro

Suíça x Itália (mandante) - piso de saibro
Argentina x Polônia (mandante) - piso duro


França (mandante) x Canadá - piso de saibro
República Tcheca x Alemanha (mandante) - piso duro

Estados Unidos x Austrália (mandante) - piso de grama
Croácia x Bélgica (mandante) - piso de saibro