Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Agência reconhece erro e se desculpa com Berdych por inclusão no Panamá Papers

Tenista havia sido apontado como uma das celebridades da polêmica lista de lavagem de dinheiro

Tomas Berdych na Copa Davis. Crédito: Divulgação
Escrito por

Não passou de uma 'barriga' - termo jornalístico para definir quando há erro ou precipitação na divulgação de informações equivocadas - a notícia de que o tenista Tomas Berdych estaria entre os nomes presentes nas listas dos conhecidos 'Panamá Papers'.

A informação de que o tenista seria uma das personalidades da República Tcheca presentes na lista do Panamá Papers foi dada pela agência de notícias local CTK, que hoje se retratou com o tenista em um pedido de desculpas formal.

"Vimos por meio deste pedir desculpas ao senhor Tomas Berdych por termos erroneamente relatado em artigo publicado em 4 de abril de 2016, que seu nome faria parte do banco de dados do Panamá Papers. Nem as informações disponíveis no site originalmente citado na nota (http://www.investigace.cz/panamapapers), nem outras fontes disponíveis incluem o nome do Sr. Tomas Berdych no banco de dados do Panamá Papers", escreve a agência de notícias que levou aos principais meios de comunicação do país a falsa informação, que acabou repercutindo mundo afora.

O Panamá Papers são uma série de documentos que incluem nomes de pessoas e empresas de todo o mundo, que movimentam milhões em dólares no Panamá, que é um paraíso fiscal. As movimentações levantadas pelo relatório divulgado pela Comunidade Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) são suspeitas de crimes desde a 'simples' sonegação em seus países a até lavagem de dinheiro.

O caso já derrubou o primeiro-ministro da Islândia, Sigmundur David Gunnlaugsson, e vem levando o povo da Argentina a protestos contra o presidente Maurício Macri.