Sul-Americana

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com apelido de brasileiro e poder de decisão, Alexander Domínguez garante título da Sul-Americana para a LDU

Arqueiro equatoriano defendeu três cobranças de seis batidas pelo Fortaleza e assegurou a segunda conquista dos Azucenas na história da competição

Alexander Domínguez foi revelado pelas categorias de base da LDU (Foto: X / LDU)
Escrito por

A decisão da Sul-Americana, entre Fortaleza e LDU, não teve um grande protagonista em partida truncada e pouco incisiva. Porém, a igualdade no placar acabou empurrando a final até a disputa por pênaltis. Na marca da cal, o cara da partida surgiu: Alexander Domínguez, goleiro da equipe equatoriana.

➡️ Nos pênaltis, LDU acaba com o sonho do Fortaleza e conquista o título da Sul-Americana

O arqueiro da Liga de Quito brilhou embaixo das traves ao defender três cobranças. As batidas de Silvio Romero, Pedro Augusto e Brítez esbarraram no gigante de 1,96m, que novamente escreveu seu nome na história dos Azucenas.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Além do brilho na final, os números de Domínguez durante toda a competição mostram que os holofotes estão no cara certo. Foram apenas oito gols sofridos em 14 partidas, com 42 defesas realizadas, oito clean sheets e seis cobranças de pênaltis defendidas. A qualidade de defender penalidades chegou a lhe render o apelido de "Dida", sendo comparado ao goleiro brasileiro pela característica e também pela aparência e envergadura. Com 36 anos, o experiente arqueiro afirmou não considerar uma aposentadoria por agora.

- Eu espero que esse dia nunca chegue. Mas se algum momento eu precisar me retirar dos gramados, saio feliz. Saio tranquilo porque já consegui muito por este país e este clube. Cheguei muito pequeno e fui acolhido aqui dentro. Tenho um carinho enorme por essa instituição. Nos momentos difíceis que passei, eles foram os únicos que me apoiaram e confiaram em mim, me deram de comer. E hoje, só retribuo tudo isso - disse Alexander.

➡️ Tinga lamenta ‘detalhes’ na derrota do Fortaleza na final da Sul-Americana

A primeira passagem de Domínguez pela LDU aconteceu entre 2006 e 2016, contando o tempo no time pré-profissional. Em 2009, já fazia parte da equipe principal na campanha que terminou com o primeiro título da Sul-Americana. O desempenho lhe rendeu vagas na seleção do Equador, tendo sido titular na Copa do Mundo de 2014.

Depois de passar por Monterrey, Colón, Vélez, Cerro Largo e Tolima, o goleiro acertou seu retorno à Liga em julho de 2022. Somando as duas passagens, o arqueiro acumula mais de 250 partidas realizadas, sendo o terceiro jogador - e o primeiro goleiro - com mais partidas na história azucena.