Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quantas vezes o Brasil jogou fase mata-mata na Copa do Mundo?

Brasil derrotou a Suíça e se classificou para as oitavas de final do torneio no Qatar

Torcida do Brasil fez festa no Estádio 974, no Qatar (Foto: Giuseppe CACACE / AFP)
Escrito por

Com a vitória sobre a Suíça por 1 a 0, com golaço de Casemiro, o Brasil está classificado com antecedência para as oitavas de final da Copa do Mundo. Único participante de todas as edições da história do torneio, a Seleção Brasileira joga chega a sua 19ª edição de mata-mata na história das competições - desde 1966, o Brasil não é eliminado antes dos jogos decisivos.

+ Veja até qual fase o Brasil foi em cada Copa do Mundo que disputou desde 1930

Na primeira edição da história das Copas, em 1930, a edição realizada no Uruguai terminou mais cedo para a Seleção Brasileira. Com um problema entre clubes e federações, o Brasil não teve os grandes jogadores da época que atuavam no estado de São Paulo.

A Seleção jogou um triangular com Tchecoslováquia e Bolívia e, apesar da vitória sobre os sul-americanos, perdeu para os europeu e deu adeus ao torneio.

Quatro anos depois, jogou apenas um jogo e perdeu para a Espanha por 2 a 1, em duelo polêmico. Os brasileiros reclamaram muito de um gol anulado do atacante Luisinho.

Em 1938, veio a primeira grande Copa. Sob o comando de Leônidas, o Brasil terminou a edição em terceiro lugar, com título conquistado pela Itália.

O Brasil só seria eliminado na primeira fase novamente em 1966, na edição da Inglaterra. Na época, a Seleção de Pelé, que terminou o torneio lesionado, integrou o Grupo C, com Portugal, Hungria e Bulgária.

Comandado por Vicente Feola, o Brasil venceu a Bulgária por 2 a 0, mas perdeu para as outras duas seleções por 3 a 1 e terminou em terceiro lugar.

A partir daí, o torcedor nunca mais viu o Brasil fora do mata-mata. Dessa forma, são 14 edições consecutivas na fase decisiva.

Das 19 edições que chegou nas fases finais, venceu cinco Copas do Mundo em sete finais jogadas. O Brasil ergueu o troféu em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

Agora, no Qatar, o hexacampeonato é o sonho dos brasileiros. Caso passe em primeiro lugar, pega o segundo colocado do Grupo H, composto por Gana, Portugal, Uruguai e Coreia do Sul.