Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Peru transformou o impossível em possível’

Carlos Salinas, editor do "Diário Líbero", analisa a classificação histórica da seleção peruana diante do Brasil na Copa América edição centenária

Jogadores do Peru celebram a classificação diante do Brasil (Foto: Timothy A. Clary/AFP)
Escrito por

Passaram 41 anos para que o Peru pudesse derrotar o Brasil em uma edição de Copa América e a vitória trouxe uma série de satisfações: classificar em primeiro em um grupo onde a equipe de Gareca não era favorita e eliminar o pentacampeão mundial com gol polêmico, daqueles que jamais confirmariam contra o time verde e amarelo.

Existem muitos fatores que podem explicar o que aconteceu na noite de domingo em Boston. Muitos diriam que a culpa é de Dunga porque não é um técnico que não dá liga, ou que este Brasil não jogou com força máxima, além da ausência de Neymar na competição. Mas isso seria tirar o mérito de um Peru que jogou de forma solidária, com sacrifícios e que em determinado momento soube encaminhar um resultado impensado antes da bola rolar.

A forma como o gol de Ruidíaz foi conduzido vai virar uma piada, apesar dos fatos. A forma como o Brasil estava jogando não merecia avançar para as quartas de final. Já o Peru, com mais vontade, acabou tornando possível algo impossível na Copa América.